Notícias
Conheça mais sobre o Caminho da Escola
- Foto: Saulo Cardoso (Ascom/FNDE)
O transporte escolar é um serviço que auxilia na redução da evasão escolar, pois garante a possibilidade de acesso e permanência na escola para estudantes das redes públicas de ensino. Porém, alguns estados e municípios não contam com recursos próprios suficientes para adquirir a quantidade de veículos necessária para atender a sua demanda.
Assim, para alcançar um transporte eficiente e eficaz, foi criado o Programa Caminho da Escola, que auxilia estados, municípios e o Distrito Federal a obterem veículos adequados para o deslocamento seguro dos alunos. Dessa forma, os entes federativos podem renovar suas frotas e oferecer melhores condições de acesso dos estudantes às escolas.
Além de buscar garantir qualidade, segurança e conforto no transporte escolar, o Caminho da Escola procura reduzir os custos de aquisição dos veículos necessários ao deslocamento dos estudantes residentes em áreas rurais e ribeirinhas.
O Caminho da Escola é executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que estabelece as características e as especificações técnicas dos veículos escolares (bicicleta, lancha ou ônibus escolar), conforme a região onde o transporte escolar atua, de forma que garanta segurança e qualidade no deslocamento dos estudantes.
Os entes federados podem aderir ao programa de três maneiras: por meio de recursos próprios; a partir da assistência financeira do FNDE, no âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR); ou por financiamento via instituições financeiras que disponibilizem carteira de crédito específica para aquisição de veículos escolares do Caminho da Escola. Cada forma de aquisição exige procedimentos diferenciados, o que requer dos interessados atenção quanto à documentação, prazos e especificações.
Devido às características de cada um dos diferentes tipos e modelos de veículos do Caminho da Escola, é possível buscar um acesso seguro e de qualidade às escolas, atendendo às necessidades dos estudantes, principalmente aqueles que residem em zonas rurais.
Para saber mais sobre o Caminho da Escola, acesse o portal do FNDE.