Notícias
Cida Bento realiza palestra no FNDE sobre equidade nas instituições
Nesta sexta-feira, 31, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) recebeu a diretora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade, Cida Bento, para uma palestra sobre o tema “Equidade nas Instituições”. Doutora em psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Cida foi eleita uma das 50 pessoas mais influentes do mundo pela revista “The Economist” quando o assunto é diversidade.
Na palestra, ela fez questão de frisar a alegria de estar no FNDE para tratar sobre o tema e a importância de se realizar ações no sentido de discutir a equidade nas instituições do país. “Estar no FNDE enquanto instituição do campo da educação é muito emocionante para a gente que vai discutir esse tipo de tema. É uma organização essencial na educação brasileira. As pessoas que estão aqui pensam no Brasil, pensam na educação, e poder trazer algum tipo de contribuição muito me agrada”, destacou.
Na abertura do evento, a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, saudou a presença da psicóloga e deu ênfase na importância de se discutir o tema de maneira cada vez mais recorrente em um país como o Brasil. “Eu estou muito feliz com esse evento. A gente tinha muita ansiedade para que ele acontecesse. Essa é uma temática que eu faço questão de trazer, porque não tem mais sentido nesse país a gente continuar desenvolvendo política educacional fazendo de conta que a pauta de equidade não existe”, salientou.
Para a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Katia Schweickardt, discutir o tema é muito relevante, principalmente em entidades ligadas à educação no país. Mas também ressaltou que, por vezes, a pauta não recebe a atenção necessária. “Não é fácil reconhecer a relevância dessa pauta. A gente já avançou muito, senão nós nem estaríamos aqui. Primeiro precisamos valorizar que, hoje, temos várias lideranças negras no MEC e na educação básica. As pessoas, muitas vezes, não acreditam que a gente pode liderar um processo e trazer para esse processo o nosso lugar de fala”, explicou.
Após a explanação de Cida Bento, foi aberto espaço para os espectadores da palestra perguntarem sobre o tema e contribuírem para o debate com reflexões acerca das questões de equidade nas instituições. Nesse momento, Ana Paula Costa Rodrigues, coordenadora-geral de Articulação e Contratos do FNDE, participou da discussão. “Mais importante do que as políticas sobre o racismo é internalizar, levar para casa e botar no nosso dia, na nossa rotina, nos nossos círculos. Eu queria que isso não fosse mais uma pauta, mas ainda é. Que nós possamos refletir para isso mudar”, opinou.
Para Vanessa Carvalho, auxiliar administrativa da autarquia, foi muito importante realizar um evento com esse enfoque. “Foi muito bom. É muito difícil falar sobre o tema. Achei muito interesse, ainda mais com a Cida participando, que dispensa comentários. Eu, sendo uma mulher negra, já vi muita gente da minha cor que se acha moreno e não se define como negro. Hoje em dia as pessoas estão aprendendo isso”, afirmou.
Imagens: Ana Beatriz Vieira/Ascom FNDE