Notícias
Alimentação Escolar
Brasil, países da América Latina e Caribe e FAO realizam evento para fortalecer a alimentação escolar
A Rede de Alimentação Escolar Sustentável (Raes) dará um passo importante para sua consolidação na América Latina e Caribe com a realização de um evento virtual no dia 23 de agosto, às 11h (horário de Brasília). Durante a atividade, será discutida a adesão dos países da região e as próximas ações da rede.
A Raes foi lançada em 2018 pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), contando com o secretariado da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
O evento apresentará o documento de adesão e a “Declaração Conjunta de Compromisso para Avanços na Política de Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe”. Participarão do encontro representantes do FNDE, ABC, FAO, Comunidade do Caribe (Caricom), Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), além de governos dos países da América Latina e do Caribe, por meio de instituições que executam seus programas de alimentação escolar.
O objetivo da Raes é promover o diálogo e o intercâmbio de experiências sobre soluções para os desafios da alimentação escolar, com base no direito humano à alimentação adequada, de forma conjunta e participativa com os países da região. Desde sua implementação, 26 países da América Latina e do Caribe têm contribuído para o combate à fome, redução da pobreza e alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fortalecendo a alimentação escolar em nível regional, o que apoia a governança dos programas em território nacional.
A importância da alimentação escolar
Os programas de alimentação escolar são cruciais para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes, beneficiando cerca de 85 milhões de crianças e jovens na América Latina e no Caribe, especialmente os mais vulneráveis. No entanto, com cerca de 170 milhões de estudantes na região, a expansão da cobertura do atendimento é um grande desafio.
Dados recentes das Nações Unidas apontam que 41 milhões de pessoas estão em situação de subalimentação na região, o que eleva a importância desses programas. Além de oferecer alimentos adequados nas escolas, os programas apoiam o desenvolvimento local por meio de compras públicas de alimentos da agricultura familiar e promovem hábitos alimentares saudáveis com ações de educação alimentar e nutricional.
A adesão dos países à Raes busca fortalecer coletivamente os programas de alimentação escolar para mitigar problemas e desafios atuais, principalmente no contexto de movimentos internacionais como a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, lançada em julho de 2024 pelo governo do Brasil no âmbito do G20.
Mais informações
Data: 23 de agosto
Hora: 11h (horário de Brasília)
Formato: Virtual, com acesso pela plataforma Zoom