Notícias
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de curso na República Dominicana
Uma equipe técnica formada por representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) está na República Dominicana, nesta semana, para auxiliar na implementação do projeto "Consolidação de Programas de Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe", que faz parte do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO. O grupo participa da segunda fase do Curso do Caribe para Programas de Alimentação Escolar, onde são feitas análises mais aprofundadas sobre os programas locais e há uma intensa troca de experiências sobre os assuntos discutidos na primeira fase.
A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, destacou a importância da colaboração entre os países durante a abertura do evento. “É com grande alegria e satisfação que nós, do FNDE, participamos desse encontro tão relevante para o programa de cooperação internacional Brasil-FAO. Já são 14 anos de parceria, para garantir alimentação saudável e de qualidade nas escolas, impulsionar a agricultura familiar e estimular a criação de programas sustentáveis de alimentação escolar. Aprimorar essas ações é fundamental para o desenvolvimento social e econômico dos nossos países parceiros.”
O embaixador do Brasil na República Dominicana, Renan Barreto, afirmou que “o governo brasileiro está muito consciente da importância das consequências positivas que a alimentação gera em um país.” E completou: “Reforço o compromisso brasileiro na cooperação internacional e com a República Dominicana.”
No segundo dia de agenda, nesta terça-feira, 14, a coordenadora-geral do Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae), Solange Castro, comentou sobre a expectativa da equipe do FNDE. “Estamos dedicados à troca de conhecimentos, para apoiarmos a consolidação da política de alimentação escolar na América Latina e no Caribe. Ensinando e aprendendo, para podermos melhorar nossas ações e alcançar resultados ainda melhores.”
O encontro, que começou nesta segunda-feira, dia 13, e segue até 17 de março, conta com palestras, debates, visitas a escolas locais e a cooperativas de produtores.
Durante o evento, também foi executada a etapa de conclusão da “Estratégia Conjunta para o Fortalecimento dos Programas de Alimentação Escolar Sustentável (Paes) na América Latina e Caribe – ambiente seguro durante e pós-pandemia", minicurso sobre temas de manipulação e segurança de alimentos que atendeu onze países, sendo seis da América Latina e cinco do Caribe, como El Salvador, Guatemala, Honduras, Paraguai, Peru e República Dominicana.