Programa Caminho da Escola
Objetivo
Renovar, padronizar e reduzir custos para a frota utilizada de veículos escolares (ônibus, lanchas e bicicletas escolares fabricados com especificações adequadas ao transporte), a fim de garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes residentes, preferencialmente, em áreas rurais e ribeirinhas, da Educação Básica, para garantir o acesso e permanência dos alunos nas escolas e reduzir o índice de evasão escolar. Para saber mais sobre o Caminho da Escola, clique aqui.
Unidade Responsável
Coordenação Geral da Política do Transporte Escolar (CGPTE)
Legislação
Dados Orçamentários
Ação |
Descrição |
Plano Interno |
OE53
|
Aquisição de Veículos para o Transporte
Escolar da Educação Básica - Caminho da Escola.
|
GFF08B15OIA, GFF08B15OIN, GFF08B62ONA, GFF08B62ONN |
20RP |
Apoio à infraestrutura para a educação básica. |
GFF08B15OBA, GFF08B15OIA, GFF08B15OIN, GFF08B62BCN, GFF08B62LEN, GFF08B62ONA, GFF08B62ONN. |
0509 | Apoio ao desenvolvimento da educação básica | GFF08B15OIA |
Metas de Desempenho
Plano Nacional de Educação (PNE)
Meta |
Estratégia |
7- Fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem. |
7.17 - Ampliar programas e aprofundar ações de atendimento ao (à) aluno (a), em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. |
Plano Plurianual (PPA)
O Programa não possui meta de Resultado Intermediário no PPA.
Plano Estratégico do FNDE (2018-2022)
Código |
Indicador |
Meta 2022 |
Valor Apurado |
01.5.02 |
Índice de alcance do Caminho da Escola |
40% |
100% |
Resultados Previstos e Alcançados
Durante o exercício de 2022, o FNDE repassou por meio do Programa Caminho da Escola o valor de R$ 187.228.046,79 a 6 secretarias de estado de educação e a 203 municípios.
E foram entregues pelas montadoras 5.760 veículos aos entes federados, sendo que destes 1.541 foram adquiridos com recursos do FNDE e 4.219 com recursos dos próprios estados e municípios.
Desafios e Iniciativas
Data |
Região |
Estados |
23/05/2022 |
Norte |
Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins |
06/06/2022 |
Nordeste |
Bahia |
20/06/2022 |
Nordeste |
Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe |
15/08/2022 |
Nordeste |
Paraíba, Maranhão |
29/08/2022 |
Nordeste |
Pernambuco, Ceará, Alagoas |
12/09/2022 |
Centro-Oeste |
Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal |
26/09/2022 |
Sudeste |
Minas Gerais |
10/10/2022 |
Sudeste |
Espírito Santos, Rio de Janeiro e São Paulo |
17/10/2022 |
Sul |
Rio Grande do Sul |
31/10/2022 |
Sul |
Paraná e Santa Catarina |
No primeiro semestre de 2022, o FNDE publicou um edital de pregão eletrônico para registro de preços de ônibus escolares do programa Caminho da Escola. O edital possibilitou a eventual aquisição de 7 mil veículos, para uso em áreas rurais e urbanas. No total, foram sete modelos diferentes de veículos: cinco do tipo Ônibus Rural Escolar (ORE), com capacidades que variam entre 13 e 59 estudantes sentados, e dois de Ônibus Urbano Escolar Acessível (Onurea), que podem receber até 29 alunos sentados. Todos os veículos possuem acessibilidade e devem ser equipados com dispositivo para transposição de fronteira para embarque e desembarque de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida.
Adotado pelo FNDE, o Registro de Preço Nacional (RPN) é um modelo estratégico de compra governamental compartilhada por meio do qual a Autarquia presta assistência técnica a estados, municípios e Distrito Federal. Para tanto, realiza uma licitação centralizada, na modalidade pregão eletrônico, e registra preços e fornecedores de diversos produtos, como os ônibus escolares. Assim, os entes federativos economizam tempo e recursos técnicos e financeiros, pois não precisam repetir licitações semelhantes para adquirirem os veículos, firmando os contratos diretamente com os fornecedores registrados pelo FNDE, após aderirem às atas de registro de preços. E como as aquisições normalmente se referem a grandes volumes, é possível alcançar preços mais vantajosos para a administração pública do que os praticados no mercado.