Métodos Quantitativos (QUANT)
Histórico
O Núcleo de Métodos Quantitativos (QUANT) foi criado pela Portaria Nº 321, de 05 de junho de 2019, com o objetivo de realizar análise e modelagem estatística de dados para subsidiar a tomada de decisões estratégicas no FNDE. O intuito de produzir conhecimento e soluções a partir da utilização de técnicas estatístico-computacionais tem seu embrião em experiências como o antigo software de Fiscalização de Faturas (FisFa) do Fies. Esta iniciativa, ao permitir a economia de mais de R$ 200 milhões durante sua utilização na DIGEF, direcionou a atenção da autarquia para o que iniciativas de Ciência de Dados poderiam proporcionar ao FNDE.
Em maio de 2020, com a publicação da Portaria nº 299 de 12 de maio de 2020, que instituiu a Assessoria Técnica de Métodos Quantitativos, vinculada à Assessoria de Gestão Estratégica e Governança da Presidência, os Métodos Quantitativos passaram a ser formalmente contemplados na estrutura regimental do FNDE.
Quem Somos?
O Núcleo de Métodos Quantitativos (QUANT) é um grupo de servidores e colaboradores que atua no âmbito da Assessoria Técnica de Métodos Quantitativos, vinculada à Assessoria de Gestão Estratégica e Governança do FNDE.
O que fazemos?
O QUANT é um "solucionador" de problemas. Muitas áreas possuem questões que, num primeiro momento, parecem não ter solução. Ao empregar técnicas estatístico-computacionais avançadas, tem-se êxito em resolver os mais diversos problemas de forma eficiente, robusta e rápida. Ao final desta página, é possível encontrar nosso portfólio de projetos atuais e soluções já implementadas, com informações sobre as situações-problema, quais técnicas utilizamos para resolvê-las e quais foram os benefícios para a área demandante e o FNDE.
Portfólio
QUANT em eventos