Gestão de Processos
A Gestão de Processos é um componente da governança institucional do FNDE, possibilitando a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade e, consequentemente, a excelência na gestão dos Programas e Projetos Educacionais.
De acordo com o Guia de Melhores Práticas em Gestão de Processos, o CBOK 4.0, PROCESSO DE NEGÓCIO é uma sequência de atividades que TRANSFORMAM insumos em resultados (produto\serviço) que entregam VALOR para o cliente. Em outras palavras, Processo de Negócio é o resultado da articulação de pessoas, tecnologias, instalações e outros recursos que agregam valor ao produto ou serviço prestado.
A Gestão de Processos permite acompanhar, avaliar e redesenhar os processos de trabalho, facilitando o compartilhamento de recursos, ajudando a automatizar atividades e, consequentemente, impulsionar o alcance dos objetivos estratégicos da organização.
O FNDE está executando o Projeto de Aprimoramento da Gestão de Processos, que tem como escopo a agregação dos processos já mapeados à cadeia de valor integrada, a implantação do Escritório de Processos e a revisão dos processos. À medidas que esses fluxos forem revistos, eles serão disponibilizados nesta página. Os fluxos ainda não revisados continuarão disponíveis para o público interno na Intranet do FNDE.
É importante destacar que os Processos de Negócios são fenômenos orgânicos, que alteram suas configurações no decorrer do tempo, por isso a atualização dos fluxos de trabalho será uma atividade contínua, sendo necessária a proatividade de cada unidade para informar à Agest sobre novos procedimentos e suas revisões.
Abaixo, estão disponíveis os fluxos dos Processos de Trabalho:
1) Gestão de Projetos de Cooperação Internacional;
4) Prêmio Nacional de Educação;