Notícias
XII Seminário de Iniciação Científica premia bolsista do ciclo 2023/2024
Foto: Serviço Florestal Brasileiro.
“Todo o trabalho duro foi recompensado. É uma sensação de muita alegria”, contou Victor Francisco Moreira Souza Vale, vencedor do “Prêmio de Aluno Destaque 2024”, agraciado no XII Seminário de Iniciação Científica. O evento, organizado nesta quinta-feira (05) pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) no auditório do Prevfogo/Ibama em Brasília/DF, foi palco da apresentação dos resultados dos projetos de pesquisa de Victor e outros seis estudantes que ganharam bolsa pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).
Victor é graduando do curso de Engenha Florestal da Universidade de Brasília (UnB) e trabalhou com o tema “Avaliação do potencial de nove espécies de madeiras da Caatinga para a produção de xilofones”, sob a orientação do Mestre em Ciências (MSc) e servidor do Laboratório de Produtos Florestais do Serviço Florestal Brasileiro, Luciano Roitman. Cada bolsista teve 15 minutos para apresentar os resultados e, ao final, foi submetido a perguntas da banca examinadora.
O vencedor do “Prêmio de Aluno Destaque 2024” agradeceu a oportunidade da bolsa e a todas as pessoas envolvidas no projeto. "Participar dessa iniciativa gerou um desejo de aprender mais, conhecer mais sobre nós mesmos e a nossa carreira no futuro, o que a gente deseja seguir. A iniciação científica dá um norte, não só de futuro profissional, mas também para aprender a estudar, a conhecer, a ser crítico", afirmou o bolsista.
Além da banca examinadora, dos orientadores, coorientadores e supervisores, estiveram presentes ex-bolsistas e a diretoria-geral do SFB. O diretor-geral do Serviço Brasileiro, Garo Batmanian, agradeceu o empenho dos servidores que, voluntariamente, dedicaram-se a orientar, coorientar e supervisionar os estudantes. Batmanian lembrou que também já foi bolsista e destacou a importância do debate: “sempre gostei de discussões acadêmicas e é bom que haja divergência, mas de forma saudável. Os debates de ideias fazem novas ideias aparecerem”, reforçou o diretor-geral do SFB.
PROFISSIONAIS
Os orientadores do ciclo 2023/2024 foram os seguintes servidores do SFB: Fernando Nunes Gouveia (Dr), Peter Wimmer (Dr), Lúcia Fernanda Alves Garcia (Dra), Lucélia Alves de Macedo (Dra), Luciano Roitmam (MSc). Na equipe de coorientadores e supervisores estão os – também servidores – mestres em Ciências: Alexandre Bahia Gontijo, Bruno Sant’Anna Chaves, Helder Resende de Carvalho, José Roberto Victor da Silva e Luiz Gustavo Oliveira Galvão.
Já a banca examinadora foi composta pelos seguintes especialistas da área florestal: Dr. Álvaro Nogueira de Souza (professor do Departamento de Engenharia Florestal da UnB); PhD Divino Eterno Teixeira, diretor técnico da Fundação Tecnologia Florestal Geoprocessamento – Funtec-DF; Keila Lima Sanches, professora do Instituto Federal de Brasília – Campus Samambaia; e Dr. Paulo José Prudente de Fontes, consultor da Fundação Tecnologia Florestal Geoprocessamento – Funtec-DF.
PIBIC
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) foi implementado no Laboratório de Produtos Florestais em 2003, quando ainda pertencia à estrutura do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e já proporcionou mais de 50 bolsas em diversos projetos de pesquisa. O PIBIC é mantido por meio de parceria entre o Serviço Florestal Brasileiro, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Tecnologia Florestal Geoprocessamento (Funtec-DF). As bolsas para o próximo ciclo (2024/2025) já foram disponibilizadas e começaram a vigorar a partir deste mês. Confira os detalhes aqui.
Texto: Serviço Florestal Brasileiro • Mais informações: ascom@florestal.gov.br • (61) 2028.2024