Notícias
RELEASE À IMPRENSA
SFB participa de debates em evento paralelo na Semana da Sustentabilidade
Dirigentes e coordenadores do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) participam, esta semana, de debates em torno da temática “Concessões Florestais no Brasil: construindo sinergias para a Conservação da Amazônia”. Serão dois dias de encontros (11 e 12 de junho), no Centro de Convenções do Amazonas - Vasco Vasques, em Manaus (AM). As discussões integram uma série de painéis organizados paralelamente à Semana da Sustentabilidade 2024 – um evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
O SFB e o BID têm trabalhado em conjunto para melhorar a qualidade de vida das comunidades que vivem em torno de florestas brasileiras, gerando emprego e renda, além de estimular a bioeconomia e somar esforços para a manutenção da floresta em pé, por meio do manejo florestal sustentável. Diante da troca de experiências e da expertise acumulada ao longo dos anos, o Serviço Florestal Brasileiro foi convidado a contribuir com ideias para o fortalecimento de iniciativas a respeito da conservação florestal.
PROGRAMAÇÃO
A mesa de abertura do evento está marcada para esta terça (11), às 9h40, com a presença do diretor-geral do SFB, Garo Batmanian, e representantes do BID no Brasil, do BNDES, de órgãos como o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Governo do Amazonas, o ICMBio e o Consórcio Amazônia Legal. Batmanian também é o convidado do último painel do evento: “Como melhorar a comunicação do manejo florestal”, planejado para esta quarta (12), às 14h30.
Para o diretor-geral do SFB, as discussões são uma excelente oportunidade de expandir conhecimentos e dar visibilidade a temas que vêm sendo tratados com prioridade pelo SFB, governos federal, estaduais e municipais; e organismos internacionais, como o BID. "Estamos comprometidos com a preservação da Amazônia e aprimoramento das práticas de manejo florestal. Juntos, podemos fortalecer a comunicação e promover um desenvolvimento sustentável para a região", destacou Batmanian.
Ainda no dia 11, às 11h, o diretor de Concessão Florestal e Monitoramento do SFB, Renato Rosenberg, irá participar do debate: “15 anos das concessões florestais. O que aprendemos neste caminho?”. Em seguida, previsto para as 12h15, haverá o painel “Desafios da expansão das concessões florestais. Quais metas podemos esperar do setor”, com a presença da coordenadora-geral de Gestão de Contratos de Concessão Florestal do SFB, Cristina Galvão Alves. O último painel do dia (às 14h40) também contará com a presença de Renato Rosenberg para a discussão sobre “Créditos de carbono: Carbono viabiliza a restauração?”.
Já na quarta (12), o primeiro painel do dia será sobre “Manejo Comunitário: Como podemos alavancar a agenda?”, com a participação do diretor de Fomento Florestal do SFB, André Aquino. Antes da pausa para o almoço, o coordenador-geral de Monitoramento e Auditoria Florestal do SFB, José Humberto Chaves, irá contribuir com o painel “Como fortalecer a credibilidade da cadeira madeireira na Amazônia”.
Todos os painéis serão moderados pelo BID. É importante destacar que a programação dos debates está baseada no fuso horário de Manaus (-1 hora em relação ao horário de Brasília).
Mais informações:
Coordenação de Comunicação Institucional do SFB.
Ludmilla Techuk (disponível no evento em Manaus) | (61) 99654-9692.
Natália Borges (disponível em Brasília) | (61) 2028-2026.
ascom@florestal.gov.br