Notícias
MARKET SOUNDING
Mercado dá contribuições à 1ª concessão de restauro com o crédito de carbono como receita
Foto: Ascom/SFB.
Nesta quinta-feira (25), o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) reúnem o mercado para apresentar o primeiro projeto de concessão federal de restauro que poderá utilizar o crédito de carbono como receita no Brasil. O encontro será em São Paulo, no auditório do Aya Earth Partners/Aya Hub, das 9h30 às 12h.
O chamado Market Sounding Board, também conhecido como consulta de mercado, é uma ferramenta utilizada para aproximar o governo da iniciativa privada, de forma que as empresas possam contribuir de forma significativa com projetos públicos. O projeto de restauro em questão será na Floresta Nacional do Bom Futuro e está em uma etapa em que se faz necessário ouvir as primeiras impressões do mercado. O mapeamento dessas percepções utilizado em uma audiência pública sobre o tema, prevista para o próximo mês.
O encontro será mediado pelo diretor de Concessão Florestal e Monitoramento do SFB, Renato Rosenberg, e o consultor da Radar PPP, Bruno Carnelosso. “Prevemos investimentos privados da ordem de R$ 600 milhões para restaurar cerca de 15 mil hectares. Depois desse piloto, já estamos trabalhando com o BNDES na estruturação de outros 6 projetos”, destacou Rosenberg.
Inicialmente, serão apresentados alguns conceitos, detalhes do projeto e, em seguida, o público inscrito e convidado poderá fazer perguntas e fazer contribuições. Está prevista a participação dos principais desenvolvedores de projetos de carbono do Brasil e potenciais compradores. Será possível agendar conversas individuais com o SFB e o BNDES. Para as duas agendas é preciso se inscrever por meio deste formulário.
PARTICIPAÇÃO
Qualquer cidadão poderá fazer contribuições à proposta de edital de Concessão da Flona do Bom Futuro até o dia 23 de agosto. Os detalhes sobre o projeto estão neste link. Os comentários e as sugestões devem ser encaminhados ao Serviço Florestal Brasileiro, por meio de um modelo padrão de resposta, para o e-mail: bom_futuro@florestal.gov.br.
Texto: Serviço Florestal Brasileiro • Mais informações: ascom@florestal.gov.br • (61) 2028.2024