Notícias
Serviço Florestal capacita equipe para realizar o Inventário Florestal Nacional na Amazônia
Foto: Serviço Florestal Brasileiro.
Terminou nessa segunda-feira (14) a capacitação do Inventário Florestal Nacional para o levantamento de campo do lote AM-04, no estado do Amazonas. O curso, que teve duração de seis dias, foi realizado na Unidade Regional Purus-Madeira, sede do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) em Porto Velho-RO, no Censipam, e na Floresta Nacional do Jamari (RO).
O curso tratou de todas as etapas da metodologia de levantamento de campo do Inventário Florestal Nacional. Os profissionais foram treinados para realizar o planejamento da campanha de campo, a instalação da unidade amostral, o procedimento adequado de coleta, armazenamento e direcionamento das amostras biofísicas, além da abordagem correta com os moradores para a realização das entrevistas do levantamento socioambiental.
O trabalho de coleta de dados em campo será realizado pela Progaia, empresa contratada pelo Serviço Florestal por meio de licitação pública. Para realizar este levantamento, foram capacitados 13 profissionais. A coleta consistirá no levantamento de 60 pontos, distribuídos por aproximadamente 538 mil hectares, localizados na Floresta Nacional de Urupadi. A flona é uma das áreas de interesse da concessão florestal, e o levantamento do IFN na área fará parte dos estudos técnicos para subsidiar o processo de concessão florestal na região.Sobre o IFN
O Inventário Florestal Nacional (IFN) é uma iniciativa coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Em todo o país, equipes vão a campo medir as árvores, analisar sua saúde e vitalidade, coletar amostras do solo e de material botânico, entre outros aspectos. O objetivo é conhecer não só a quantidade dos recursos florestais, como também o estado de conservação e a biodiversidade das florestas.
Além disso, são realizadas entrevistas com moradores do entorno das áreas pesquisadas sobre sua relação com a floresta e o uso dos recursos, como frutos, cascas, madeira, bambu, entre outros. O levantamento de dados em campo já passou por 26 unidades da federação e foi concluído em 18, totalizando 51% de todo o território nacional.
Saiba mais sobre o IFN: https://www.gov.br/florestal/pt-br/assuntos/ifn