Notícias
Beneficiário do FIP Paisagens Rurais triplica produção de leite em Minas Gerais
Foto: Divulgação/Senar Minas.
“Antes eu era um tirador de leite, agora estou virando um produtor rural”. É assim que Paulo Antônio da Rocha Guimarães, do município de Canápolis, Minas Gerais, se define. Aos 77 anos, ele não imaginava que a vida na propriedade pudesse ter tantas mudanças. Em 2020, ele viu a sua produção de leite triplicar depois de integrar o projeto FIP Paisagens Rurais.
O técnico de campo do Senar Alejandro José de Melo fez a primeira visita em março e elaborou o diagnóstico da propriedade. O produtor foi orientado a utilizar a palhada in natura de abacaxi na alimentação do gado. Como parte da área é arrendada para uma plantação da fruta, o produtor tinha a palhada disponível. Também foi feita uma rotação de pastagem de mombaça, com o uso de piquetes.
“Com isso, conseguimos um ganho energético na alimentação do gado. A mombaça, por exemplo, tem um teor de proteína mais elevado”, explica Melo. Ele destaca que o produtor também passou a economizar na ração.
A mudança possibilitou um ganho substancial na propriedade, que passou de uma produção diária de 70 litros de leite em março para 230 litros no fim do ano. “E o produtor não comprou nenhum animal neste período”, completa o técnico.
Hoje, Paulo está feliz com os resultados e agradece a assistência oferecida por meio do projeto. “Com 70 litros, eu só conseguia pagar o vaqueiro. Agora estou pagando todas as contas e já pensando em fazer uma poupança”, comemora.
Impacto Positivo
“Esse é um exemplo de que conseguimos impactar a vida do produtor rural com os nossos programas que levam assistência e orientações técnicas e de gestão diretamente a ele”, afirmou o gerente regional do Sistema FAEMG/Senar/Ianes em Uberaba, Caio Oliveira.
O projeto Paisagens Rurais tem como objetivo fortalecer a implementação de práticas agrícolas de conservação ambiental, restauração de pastagens e técnicas de baixas emissões de carbono em propriedades rurais. Os produtores recebem Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) gratuita, promovida pelo Senar. Até 2022, o projeto irá beneficiar quatro mil propriedades rurais de bacias selecionadas do bioma Cerrado.
“Além de oferecer assistência técnica e gerencial, o projeto Paisagens Rurais tem como objetivo fomentar a cadeia de recuperação florestal ao passo em que promove o uso alternativo, de forma econômica e sustentável, nas Áreas de Preservação Permanente e de Reservas Legais, incrementando a renda do produtor rural por meio de Sistemas Agroflorestais (SAF) e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)”, esclareceu Lilianna Mendes Latini, coordenadora-geral substituta de Fomento e Inclusão Florestal do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).
O SFB e a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) são os coordenadores do projeto. A execução é realizada pelo Senar e pela agência de cooperação técnica alemã (GIZ), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e Embrapa. O projeto FIP Paisagens Rurais integra o Programa de Investimento Florestal (FIP, na sigla em inglês), financiado pelo Banco Mundial.
Com informações do Senar Minas