IFN - Implementação
A realização do Inventário Florestal Nacional está prevista no novo Código Florestal (Lei 12.651/2012) e é coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro (Decreto 8.975/2017).
Recursos Financeiros
O IFN é executado com recursos do governo federal, de estados e de projetos de apoio financiados pelo Fundo Amazônia, Programa de Investimento Florestal (FIP) e Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF).
Comitês
O projeto é acompanhado por duas instâncias consultivas com o objetivo de colaborar na sua implementação e aperfeiçoamento contínuo:
-
Comitê Técnico
O Comitê Técnico do IFN (CT-IFN) se dedica a apoiar o Serviço Florestal Brasileiro sobre questões técnicas e metodológicas de forma a promover a consistência e a evolução metodológica do inventário. O comitê é integrado por especialistas e consultores experientes nas principais áreas relacionadas ao monitoramento de florestas.Sempre que necessário, o Comitê Técnico poderá propor a criação de comitês temáticos sobre questões específicas para garantir uma adequada execução do projeto e, em especial, melhorar os aspectos metodológicos e apoiar decisões técnicas relevantes. Aspectos como o levantamento socioambiental, a análise de paisagem e a identificação botânica já tiveram a contribuição de comitês temáticos.
-
CGFLOP
O IFN também conta com o acompanhamento por parte dos integrantes da Comissão de Gestão de Florestas Públicas (CGFLOP), órgão consultivo do SFB. Além de acompanhar, a comissão avalia e apresenta recomendações para o constante aperfeiçoamento do projeto.