IFNs pelo mundo
Os inventários florestais nacionais são uma importante ferramenta na gestão dos recursos florestais dos países. Também tem crescido sua importância no contexto das agendas internacionais, como mudanças climáticas, efeito estufa e diversidade biológica.
Segundo a FAO, a estimativa é que 97 países ao redor do mundo realizem inventários florestais nacionais, sendo cerca de 60 deles em regiões de florestas tropicais. Alguns realizam seus inventários desde a década de 1920, como é o caso dos Estados Unidos, Finlândia, Suécia e Noruega, dentre outros.
Após a Segunda Guerra Mundial, muitos países adotaram o inventário florestal nacional como instrumento de informação para ajudar na sua reconstrução. Nos últimos anos, os levantamentos têm sido continuamente ampliados para permitir um monitoramento e avaliação em nível nacional que inclua as florestas, as árvores fora da floresta, sua condição, produtos e serviços, e também a sua importância para as pessoas. Para saber mais sobre iniciativas internacionais visite o site da FAO.