Cadastro Nacional de Florestas Públicas: Atualização 2013
A atualização do Cadastro Nacional de Florestas Públicas (CNFP) foi concluída em novembro de 2013. A área total de florestas públicas cadastradas em 2013 corresponde a aproximadamente 313 milhões de hectares. Este valor equivale a 36,76% do território brasileiro e representa um acréscimo de 1,68% em relação ao total de áreas cadastradas em 2012.
Atualmente, pouco mais de 205 mil hectares de florestas públicas com Unidades de Manejo Florestal estão sob concessão florestal. As áreas de Florestas Públicas Destinadas inseridas no CNFP até 2013 representam aproximadamente 75% do total das florestas cadastradas, sendo que as áreas de Florestas Públicas Não Destinadas correspondem a aproximadamente 25%. A parcela de Florestas Públicas Destinadas encontra-se dividida entre as categorias: uso comunitário (49,7%), proteção à biodiversidade (24,4%) e uso militar (1,9%).
De acordo com o CNFP, as florestas de uso comunitário correspondem às terras indígenas, às Unidades de Conservação sob as categorias Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) e Reserva Extrativista (Resex), assim como aos assentamentos sustentáveis federais dos tipos Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS), Projeto de Assentamento Florestal (PAF) e Projeto Agroextrativista (PAE). As áreas de florestas não destinadas correspondem às terras arrecadadas pela União e estados.
Cadastro Nacional de Florestas Públicas - Atualização 2013
Arquivos georreferenciados - base de dados por estado:
- Arquivos para download - em formato shapefiles
- Arquivos para download - em formato kml
- Mapa do Cadastro Nacional de Florestas Públicas - em formato PDF
As florestas públicas do Brasil estão localizadas nos diferentes biomas e regiões do país. No entanto, observa-se que a região Norte é a mais representativa, com participação de 89% na distribuição total das florestas por regiões. Vale destacar o crescente aumento da inclusão de florestas públicas municipais: entre 2012 e 2013, a presença de florestas públicas municipais passou de quatro para 14 estados.