Dados Abertos
Dados Abertos são uma metodologia para a publicação de dados do governo em formatos reutilizáveis, visando o aumento da transparência e maior participação política por parte do cidadão, além de gerar diversas aplicações desenvolvidas colaborativamente pela sociedade.
Os dados abertos podem ser livremente acessados, utilizados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa, bastando indicar sua origem.
Considerando que a transparência ativa e a acessibilidade de dados governamentais é a regra, a disponibilização de dados para a população, de modo útil e seguro, é fundamental. A Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, instituída por meio do Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, estabelece objetivos e diretrizes relacionados à abertura de dados governamentais, cabendo destacar alguns deles: promover a publicação de dados contidos em bases de dados de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional sob a forma de dados abertos; aprimorar a cultura de transparência pública; e franquear aos cidadãos o acesso, de forma aberta, aos dados produzidos ou acumulados pelo Poder Executivo Federal.
Os Dados Abertos do Serviço Florestal Brasileiro integram o conjunto dos dados do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, compondo a estrutura do Plano de Dados Abertos do MMA, que pode ser consultado no sítio do ministério.