A partir da publicação do Decreto 11.349, de 1º de janeiro de 2023, o Serviço Florestal Brasileiro – SFB retornou à estrutura administrativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – MMA.
Esse novo arranjo institucional demonstrou a necessidade de reestruturar este órgão, suas unidades, bem como seus mecanismos de planejamento e gestão. Um importante instrumento de governança e orientação das ações dos órgãos é o seu planejamento estratégico.
Objetivando um direcionamento uniforme dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, o inciso III do art. 20 da Lei 14.802/24, que instituiu o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, estabelece que "os planejamentos estratégicos dos órgãos da União devem se alinhar à dimensão estratégica do PPA 2024-2027 e viabilizar o alcance das metas, dos objetivos específicos e das entregas declaradas".
No mesmo sentido, a Instrução Normativa Seges/ME nº 24, de 18 de março de 2020, apoiada pelo Guia Técnico de Gestão Estratégica, estabelece um conjunto mínimo de etapas, requisitos e diretrizes que podem ser adotadas, sem prejuízo ao uso de outros instrumentos de gestão estratégica, para a estruturação do Planejamento Estratégico Institucional - PEI.
Assim, em 2023, o SFB iniciou a elaboração do seu PEI, ferramenta gerencial que permite que o órgão se planeje e se organize de modo a definir objetivos e ações que resultem em melhorias em sua área de competência.
Como resultado desse trabalho e considerando o horizonte temporal de 2023 a 2030, foi elaborado um Mapa Estratégico, que representa graficamente objetivos estratégicos a serem alcançados pelo órgão, bem como os indicadores e metas essenciais para a consecução da atuação do SFB.
"O acompanhamento do PEI e o Mapa Estratégico do SFB podem ser feitos por meio dos links a seguir: