18. Concursos Públicos
O Serviço Florestal Brasileiro possui autonomia administrativa e financeira, prevista no artigo 67 da Lei nº 11.284, de 2 de março de 2006, consubstanciada em seu Contrato Gestão, alguns elementos como auditorias, controle interno e gestão de pessoas estão sob responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
O último concurso para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima ocorreu em janeiro de 2024, contando com 98 vagas de nível superior para analistas ambientais. Parte das vagas foi designada ao Serviço Florestal Brasileiro.
Anteriormente, o concurso para analistas do MMA havia sido realizado entre 2010 e 2011.
Analistas ambientais têm funções de planejamento ambiental, organizacional e estratégico relacionados à execução das políticas nacionais de meio ambiente.
Os selecionados atuarão nas áreas de regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental; monitoramento ambiental; gestão, proteção e controle da qualidade ambiental; ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros; conservação dos ecossistemas e das espécies, incluindo seu manejo e proteção; e estímulo e difusão de tecnologia, informação e educação ambientais.
O edital do concurso apresenta as informações completas e está disponível no website https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-1-mma-de-24-de-outubro-de-2023-518637126