Notícias
Capacitação
Treinamento em análise de Conflito de Interesses
A Corregedoria do Ministério da Fazenda promoveu recentemente capacitação voltada para a área de Conflito de Interesses, um tema de extrema relevância no âmbito público, disciplinado pela Lei nº 12.813/2013. O evento foi especialmente direcionado aos servidores e empregados públicos dos órgãos e das entidades signatários do Fórum de Corregedorias da Área Econômica - FOCO.E+, além daqueles vinculados aos órgãos e às entidades que celebraram acordo de cooperação técnica com a Coger/MF.
A proposta da Coger/MF foi oferecer um embasamento teórico e, principalmente, prático abordando as principais questões e desafios enfrentados pelos servidores e empregados públicos no exercício de suas funções. Foram tratados aspectos legais, éticos e de transparência, visando fornecer aos participantes as ferramentas necessárias para identificar e gerenciar situações que possam configurar conflito de interesses.
O treinamento foi dividido em três turmas, sendo duas realizadas em Brasília e uma no Rio de Janeiro. Ao todo, contamos com a participação de 87 agentes públicos, que contribuíram para enriquecer as discussões e trocas de experiências durante o evento.
O coordenador da Coordenação de Responsabilização de Agentes Públicos da Coger/MF e responsável pelo treinamento, Dionísio Carvallhedo, ressaltou a importância do evento e expressou sua satisfação com a grande participação dos presentes. “Durante as aulas, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências, levantar questionamentos e discutir o tema de forma aprofundada, o que contribuiu para a construção de um ambiente rico em aprendizado e reflexão.”
A corregedora da Coger/MF, Patrícia Pullen Parente, ressaltou a relevância desse evento em reunir servidores e empregados públicos de diferentes órgãos. “A troca de experiências entre profissionais de diferentes órgãos e entidades é extremamente enriquecedora, pois cada instituição tem suas particularidades e desafios específicos. Ao compartilhar suas experiências, os participantes têm a oportunidade de aprender com as práticas adotadas por outras entidades e adaptá-las à sua própria realidade. Essa diversidade permitiu uma troca intensa de experiências e conhecimentos, enriquecendo ainda mais as discussões e proporcionando uma visão ampla sobre o tema.”
A capacitação dos agentes públicos é um investimento essencial para garantir a qualidade e a eficiência na prestação dos serviços, bem como a confiança da sociedade nas instituições governamentais.
Reconhecendo a importância e a necessidade contínua de atualização, a COGER/MF planeja realizar mais capacitações nos mais diferentes temas ao longo do ano. Nesse sentido, a COGER/MF reforça a importância da participação dos agentes públicos nos cursos futuros. Juntos, podemos construir um ambiente de trabalho cada vez mais ético e transparente.