A Casa dos Contos recebeu, nos dias 29 e 30 de março, o 1º Encontro do Fórum de Corregedorias do Ministério da Economia – FOCO.ME. O evento contou com a participação de 13 unidades correcionais da Administração Direta, Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mistas vinculadas à Pasta.
Corregedores e representantes do Ministério da Economia, Receita Federal do Brasil, Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa, Superintendência de Seguros Privados – Susep, Fundação Escola Nacional de Adm. Pública – Enap, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, Caixa Econômica Federal, Casa da Moeda do Brasil – CMB, Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro, Banco da Amazônia – Basa e Banco do Nordeste do Brasil – BNB participaram do encontro.
O evento teve abertura do Secretário-Executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys, que destacou a importância da integração entre unidades para melhoria de procedimentos e entregas e para criação de uma cultura única no âmbito do ME.
Também, contou com a presença do Superintendente Regional de Administração do Ministério da Economia no Estado de Minas Gerais, Acácio Cândido da Silveira Santos, que contou sobre a história da Casa dos Contos, imóvel que passou a ter esse nome em 1972 quando passou a ser sede da administração e contabilidade pública da Capitania de Minas Gerais, e que abriga rica história sobre o ciclo do ouro e sobre o movimento da Inconfidência Mineira.
Para saber mais sobre esse importante museu brasileiro, veja o Histórico da Casa dos Contos ou siga no Instagram @museucasadoscontos.
O tema Modernização Correcional abriu os trabalhos do primeiro dia. O Corregedor do Ministério da Economia, Regis Xavier Holanda, e Coordenadora-Geral de Gestão e Administração, Patrícia Barbosa de Castro Pullen Parente, apresentaram as ações desenvolvidas no ultimo ano pela unidade correcional do ME. Em seguida, Danielle Gonçalves e Silva, Corregedora do Banco do Nordeste do Brasil – BNB, e Marcos Vinícius Ribeiro Delamarque, Gerente Executivo, falaram sobre a automatização completa do processo correcional implantada no órgão.
Na sequencia foram compartilhados temas de interesse correcional e construídas ações conjuntas para melhoria dos trabalhos das unidades, sobretudo em relação ao Modelo de Maturidade Correcional CRG-MM 2.0.
No segundo dia, o FOCO.ME recebeu convidados para debate de temas técnicos. Discussões sobre a nova Lei de Improbidade Administrativa, Celeridade Processual, Conflito de Interesses foram conduzidas por Guilherme Raso Marques, Procurador da Fazenda Nacional, Marcos Salles Teixeira, Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, e pelo Presidente e Secretário-Executivo da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, os senhores Antônio Carlos Vasconcelos Nóbrega e Ricardo Wagner de Araújo.
O encerramento do evento contou com palestra do Corregedor-Geral da União, Gilberto Waller Junior, que falou sobre as perspectivas do Novo Processo Sancionador.
A próxima reunião do Fórum de Corregedorias do Ministério da Economia ocorrerá em agosto, na cidade de Fortaleza, sob a organização do Banco do Nordeste do Brasil.