Índice Geral de Preços – Demanda Interna | IGP-DI

Em maio de 2024, a inflação medida pelo IGP-DI apresentou alta de 0,87% em relação ao mês anterior. O resultado veio acima das expectativas de mercado (intervalo de 0,58% a 0,83%; mediana de 0,68%). No ano, o IGP-DI acumulou alta de 0,61%. Em 12 meses, o índice apresentou alta de 0,88%.
Variação percentual (%)
Mês anterior Mês atual Acumulado no ano Acumulado em 12 meses
IGP-DI 0,72 0,87 0,61 0,88
IPA-DI 0,84 0,97 -0,06 -0,22
Estágios
Bens finais -0,04 0,73 1,53 0,28
Bens intermediários 0,62 0,88 0,82 0,35
Matérias primas 2,06 1,33 -2,65 -1,39
Origem
Agrícola 1,15 0,38 -0,08 -2,98
Industrial 0,73 1,19 -0,05 0,83
IPC-DI 0,42 0,53 2,23 3,30
Alimentos 0,90 0,72 4,88 4,15
Habitação 0,42 0,41 1,79 2,39
Vestuário 0,02 -0,54 -0,48 -0,06
Saúde e cuidados pessoais 0,87 0,67 2,76 3,69
Educação, leitura e recreação -1,24 0,87 -1,25 5,37
Transportes 0,52 0,49 1,92 2,88
Despesas diversas 0,13 0,21 3,02 5,03
Comunicação 0,57 0,46 1,28 1,12
INCC-DI 0,52 0,86 2,07 4,02
Materiais e serviços 0,31 0,39 1,20 1,47
Mão de obra 0,81 1,55 3,35 7,51

Variação mensal

Fonte: IBRE/FGV

Acumulado em 12 meses

Fonte: IBRE/FGV

Variação mensal para os meses de maio

Fonte: IBRE/FGV

IPA-DI

O IPA-DI, que representa 60% do peso do IGP-DI, apresentou alta de 0,97% em maio. No ano, acumulou queda de 0,06%. Em 12 meses o índice acumula queda de 0,22%.

O grupo de Produtos agropecuários, que representa 73% do IPA, apresentou alta de 0,38% em maio, e no acumulado em 12 meses, queda de 2,98%. Destaque para a contribuição de alta no mês decorrente de Soja (em grão) (0,26 p.p.) e Batata-inglesa (0,18 p.p.), e contribuição de baixa de Banana (-0,08 p.p.) e Cana-de-açúcar (-0,08 p.p.).

O grupo de Produtos industriais, que representa 27% do IPA, apresentou alta de 1,19% em maio e no acumulado em 12 meses, alta de 0,83%. Destaque para a contribuição de alta de Minério de ferro (0,28 p.p.) e Farelo de soja (0,17 p.p.), e contribuição de baixa para Óleos combustíveis (-0,09 p.p.) e Sabões e detergentes (-0,01 p.p.).

Contribuições mais relevantes por subitem do IPA

maio/2024 Relativo a abril
Maior Contribuição
Minério de ferro 0,28 0,07
Soja (em grão) 0,26 0,01
Batata-inglesa 0,18 0,22
Menor Contribuição
Óleos combustíveis -0,09 -0,15
Banana -0,08 0,02
Cana-de-açúcar -0,08 0

Variação mensal

Fonte: IBRE/FGV

Acumulado em 12 meses

Fonte: IBRE/FGV

IPC-DI

O IPC-DI, que representa 30% do peso do IGP-DI, apresentou alta de 0,53% em maio. No ano, o IPC-DI acumulou alta de 2,23%. Em 12 meses o índice acumula alta de 3,30%.

Destaque no mês para a contribuição de alta decorrente do grupo Alimentação (0,15 p.p.), com maior contribuição dada por Batata-inglesa e Leite tipo longa vida, e de baixa para o grupo Vestuário (-0,02 p.p.), com maior contribuição dada por Blusa feminina e Blusa de malha infantil.

Contribuições mais relevantes por subitem do IPC

maio/2024 Relativo a abril
Maior Contribuição
Passagem aérea 0,08 0,22
Gasolina 0,06 0,01
Batata-inglesa 0,05 0,07
Menor Contribuição
Banana-prata -0,04 -0,03
Seguro facultativo para veículo -0,01 -0,01
Pedágio -0,01 -0,01

 

 

Variação mensal

Fonte: IBRE/FGV

Acumulado em 12 meses

Fonte: IBRE/FGV

Índice de difusão

Fonte: MF/SPE

INCC-DI

O INCC-DI, que representa 10% do peso do IGP-DI, apresentou alta de 0,86%. No ano, o INCC-DI acumulou alta de 2,07%. Em 12 meses o índice acumula alta de 4,02%.

O grupo de Materiais e Serviços apresentou alta de 0,39% em maio e no acumulado em 12 meses, alta de 1,47%.
O grupo de Mão de obra apresentou alta de 1,55% no mês e no acumulado em 12 meses, alta de 7,51%.

Variação mensal

Fonte: IBRE/FGV

Acumulado em 12 meses

Fonte: IBRE/FGV

Preços de Commodities

Var.mensal - Média contra Média do mês anterior.


Os informativos econômicos da Secretaria de Política Econômica (SPE) são elaborados a partir de dados de conhecimento público, cujas fontes primárias são instituições autônomas, públicas ou privadas. O objetivo é organizar informações de conhecimento público para ampliar o entendimento sobre a economia brasileira. O conteúdo deste material é meramente informativo, não possuindo caráter prospectivo, nem delimitando as ações de política econômica adotadas pelo Ministério da Fazenda.