Em maio de 2024, a inflação medida pelo IGP-10 apresentou alta de 1,08% em relação ao mês anterior. O resultado veio acima da mediana das expectativas de mercado (intervalo de 0,5% a 1,12%; mediana de 0,95%). No ano, o IGP-10 acumula alta de 0,34% até maio. Em 12 meses, o índice apresentou queda de 1,27%. |
Mês anterior | Mês atual | Acumulado no ano | Acumulado em 12 meses | |
---|---|---|---|---|
IGP-10 | -0,33 | 1,08 | 0,34 | -1,27 |
IPA-10 | -0,56 | 1,34 | -0,31 | -2,96 |
Estágios | ||||
Bens finais | -0,36 | -0,18 | 1,33 | -1,29 |
Bens intermediários | 0,71 | 0,91 | -0,69 | -2,88 |
Matérias primas | -2,23 | 3,45 | -1,52 | -4,71 |
Origem | ||||
Agrícola | 0,97 | 0,87 | 1,72 | -6,26 |
Industrial | -1,12 | 1,50 | -1,03 | -1,70 |
IPC-10 | 0,21 | 0,39 | 2,17 | 2,91 |
Alimentos | 0,73 | 0,53 | 5,01 | 3,35 |
Habitação | 0,54 | 0,26 | 1,58 | 3,02 |
Vestuário | 0,05 | -0,02 | 0,50 | 0,57 |
Saúde e cuidados pessoais | 0,49 | 0,78 | 2,22 | 3,63 |
Educação, leitura e recreação | -1,72 | -0,51 | -1,15 | 2,58 |
Transportes | 0,19 | 0,64 | 1,74 | 2,05 |
Despesas diversas | 0,19 | 0,16 | 3,65 | 6,27 |
Comunicação | -0,21 | 0,57 | 0,78 | 0,68 |
INCC-10 | 0,33 | 0,53 | 1,63 | 3,77 |
Materiais e serviços | 0,21 | 0,26 | 1,20 | 1,16 |
Mão de obra | 0,50 | 0,92 | 2,24 | 7,22 |
Fonte: IBRE/FGV
Fonte: IBRE/FGV
Fonte: IBRE/FGV
O IPA-10, que representa 60% do peso do IGP-10, apresentou alta de 1,34% em maio. No ano, acumula queda de 0,31%. Em 12 meses o índice acumula queda de 2,96%. |
O grupo de Produtos agropecuários, que representa 73% do IPA, apresentou alta de 0,87% em maio, e no acumulado em 12 meses, queda de 6,26%. Destaque para a contribuição de alta no mês decorrente de Soja (em grão) (0,24 p.p.) e Café (em grão) (0,21 p.p.); e contribuição de baixa de Banana (-0,13 p.p.) e Cana-de-açúcar (-0,1 p.p.).
O grupo de Produtos industriais, que representa 27% do IPA, apresentou alta de 1,50% em maio, e no acumulado em 12 meses, queda de 1,70%. Destaque para a contribuição de alta de Minério de ferro (0,71 p.p.) e Farelo de soja (0,11 p.p.); e contribuição de baixa para Açúcar vhp (very high polarization) (-0,01 p.p.) e Rações balanceadas para animais (-0,01 p.p.).
maio/2024 | Relativo a abril | |
---|---|---|
Maior Contribuição | ||
Minério de ferro | 0,71 | 1,72 |
Soja (em grão) | 0,24 | -0,01 |
Café (em grão) | 0,21 | 0,17 |
Menor Contribuição | ||
Banana | -0,13 | -0,11 |
Cana-de-açúcar | -0,1 | -0,06 |
Laranja | -0,07 | -0,1 |
Fonte: IBRE/FGV
Fonte: IBRE/FGV
O IPC-10, que representa 30% do peso do IGP-10, apresentou alta de 0,39% em maio. No ano, o IPC-10 acumula alta de 2,17%. Em 12 meses o índice acumula alta de 2,91%. |
Destaque no mês para a contribuição de alta decorrente do grupo Transportes (0,12 p.p.), com maior contribuição dada por Gasolina e Etanol; e de baixa para o grupo Educação, leitura e recreação (-0,05 p.p.), com maior contribuição dada por Passagem aérea e Boneca.
maio/2024 | Relativo a abril | |
---|---|---|
Maior Contribuição | ||
Gasolina | 0.08 | 0.08 |
Mamão papaya | 0.05 | 0.03 |
Aluguel residencial | 0.05 | -0.03 |
Menor Contribuição | ||
Passagem aérea | -0.06 | 0.12 |
Banana-prata | -0.03 | -0.04 |
Batata-inglesa | -0.01 | 0.04 |
Fonte: IBRE/FGV
Fonte: IBRE/FGV
Fonte: MF/SPE
O INCC-10, que representa 10% do peso do IGP-10, apresentou alta de 0,53%. No ano, o INCC-10 acumula alta de 1,63% até maio. Em 12 meses o índice acumula alta de 3,77%. |
O grupo de Materiais e Serviços apresentou alta de
0,26% em maio, e no acumulado em 12 meses, alta de
1,16%.
O grupo de Mão de obra apresentou alta de
0,92% no mês e no acumulado em 12 meses, alta de
7,22%.
Fonte: IBRE/FGV
Fonte: IBRE/FGV
Var.mensal - Média contra Média do mês anterior.
Os informativos econômicos da Secretaria de Política Econômica (SPE) são elaborados a partir de dados de conhecimento público, cujas fontes primárias são instituições autônomas, públicas ou privadas. O objetivo é organizar informações de conhecimento público para ampliar o entendimento sobre a economia brasileira. O conteúdo deste material é meramente informativo, não possuindo caráter prospectivo, nem delimitando as ações de política econômica adotadas pelo Ministério da Fazenda.