Pesquisa Mensal de Comércio | PMC

Em março de 2024, o volume de vendas do varejo restrito ficou estável em 0% na margem (com ajuste sazonal), desacelerando em relação ao mês anterior (1%). O resultado veio acima da mediana das expectativas de mercado (intervalo de -2% a 0,6%; mediana de -0,4%). Ainda na comparação na margem, o volume de vendas do varejo ampliado (que inclui veículos, materiais de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo) recuou 0,3%, desacelerando em relação ao mês anterior (1%). O resultado veio abaixo da mediana das expectativas de mercado (intervalo de -0,9% a 2%; mediana de 0,7%).
Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, o volume de vendas do varejo restrito cresceu 5,7%, desacelerando em relação ao mês anterior (8,1%). O resultado veio acima da mediana das expectativas de mercado (intervalo de 2,6% a 6,9%; mediana de 5,1%). Ainda na comparação interanual, o volume de vendas do varejo ampliado recuou -1,5%, desacelerando em relação ao mês anterior (9,7%). O resultado veio abaixo da mediana das expectativas de mercado (intervalo de -3% a 2,8%; mediana de 0,4%).

Volume de vendas do varejo restrito e ampliado

Variação com ajuste sazonal

Fonte: IBGE

Variação interanual

Fonte: IBGE

No acumulado em 12 meses o volume de vendas no varejo restrito cresceu 2,5%, acelerando em relação ao mês anterior (2,3%).
O volume de vendas do varejo ampliado cresceu 2,9%, desacelerando em relação ao mês anterior (3,6%).

Variação acumulada em 12 meses

Fonte: IBGE

 

Destaques

Para o volume de vendas do varejo ampliado na variação interanual, a maior contribuição de alta ficou com Hipermercados supermercados produtos alimentícios bebidas e fumo (2,77 p.p.), e de baixa com Atacado produtos alimenticios (-3,66 p.p.).

Receitas de vendas do varejo restrito e ampliado

Variação com ajuste sazonal

Fonte: IBGE

Comércio mais sensível à renda e ao crédito

Atividade de comércio sensível à renda

Fonte: IBGE. Elaboração e cálculo: MF/SPE

 

Atividade de comércio sensível ao crédito

Fonte: IBGE. Elaboração e cálculo: MF/SPE

Indicadores de volume de vendas no comércio

Variação na margem (%)
Variação interanual (%)
Contribuição (p.p.)
Acum.
Carry(*)
jan/2024 fev/2024 mar/2024 jan/2024 fev/2024 mar/2024 Rest Ampl 12m tri ano
PMC Restrita 2,7 1,0 0,0 3,9 8,1 5,7 _ _ 2,5 0,3 3,1
Combustíveis e lubrificantes -0,3 -2,7 -0,6 0,8 -0,2 -4,9 -0,59 -0,35 -0,6 -1,3 -2,5
Hipermercados supermercados produtos alimentícios bebidas e fumo 0,6 -0,2 -0,3 6,1 9,4 8,6 4,64 2,77 5,0 -0,3 2,5
Tecidos vestuário e calçados 8,3 0,3 -0,4 0,5 -0,5 -0,9 -0,06 -0,03 -3,7 -0,2 1,2
Móveis e eletrodomésticos 3,9 1,2 -2,4 0,1 3,8 -4,0 -0,28 -0,17 0,4 -1,2 0,4
Artigos farmacêuticos médicos ortopédicos de perfumaria e cosméticos -0,9 9,7 1,4 7,1 18,5 11,4 1,06 0,63 7,7 4,0 11,4
Livros jornais revistas e papelaria -3,2 3,9 -1,1 -8,8 -4,8 -16,2 -0,05 -0,03 -8,6 0,5 -6,2
Equipamentos e materiais para escritório informática e comunicação 6,2 0,1 -8,7 4,3 10,7 -12,4 -0,18 -0,11 0,8 -5,9 -3,6
Outros artigos de uso pessoal e doméstico 7,8 3,4 -0,1 -2,1 9,9 13,1 1,27 0,76 -7,2 1,0 6,3
PMC Ampliada 2,3 1,0 -0,3 6,7 9,7 -1,5 _ _ 2,9 0,2 3,2
Veículos motocicletas partes e peças 3,7 3,9 -1,4 11,9 16,6 1,8 _ 0,30 9,2 0,3 8,5
Materiais de construção 0,0 -0,3 -0,4 0,6 5,0 -9,4 _ -0,72 -1,5 -0,4 0,0
Atacado produtos alimenticios _ _ _ 16,4 10,9 -23,0 _ -3,66 1,9 _ _
(*) Carry over: ano = 2024 ante 2023; tri = trimestre corrente ante o imediatamente anterior.

Fonte: IBGE

Volume de vendas do varejo ampliado - por atividades

Variação com ajuste sazonal

Fonte: IBGE

 

Variação interanual

Fonte: IBGE

Variação acumulada em 12 meses

Fonte: IBGE

 

Anexo 1 - Confiança do consumidor e do comércio ampliado

Confiança do consumidor - com ajuste sazonal

Fonte: FGV

Confiança do comércio ampliado - com ajuste sazonal

Fonte: FGV


Os informativos econômicos da Secretaria de Política Econômica (SPE) são elaborados a partir de dados de conhecimento público, cujas fontes primárias são instituições autônomas, públicas ou privadas. O objetivo é organizar informações de conhecimento público para ampliar o entendimento sobre a economia brasileira. O conteúdo deste material é meramente informativo, não possuindo caráter prospectivo, nem delimitando as ações de política econômica adotadas pelo Ministério da Fazenda.