Pesquisa Mensal de Comércio | PMC

Em setembro de 2023, o volume de vendas do varejo restrito cresceu 0,6% na margem (com ajuste sazonal), acelerando em relação ao mês anterior (-0,1%). O resultado veio acima da mediana das expectativas de mercado (intervalo de -1,2% a 1,6%; mediana de 0,1%).
O volume de vendas do varejo ampliado (que inclui veículos, materiais de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo) cresceu 0,2%, desacelerando em relação ao mês anterior (0,6%). O resultado veio acima da mediana das expectativas de mercado (intervalo de -0,7% a 0,5%; mediana de 0%).

Volume de vendas do varejo restrito e ampliado

Variação com ajuste sazonal

Fonte: IBGE

Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, o volume de vendas do varejo restrito cresceu 3,3%, acelerando em relação ao mês anterior (2,4%). O resultado veio acima da mediana das expectativas de mercado (intervalo de -2% a 3,3%; mediana de 2,5%).
O volume de vendas do varejo ampliado cresceu 2,9%, desacelerando em relação ao mês anterior (3,7%). O resultado veio acima da mediana das expectativas de mercado (intervalo de 1,5% a 3,8%; mediana de 2,7%).

Variação interanual

Fonte: IBGE

No acumulado em 12 meses o volume de vendas no varejo restrito cresceu 1,7%, permanecendo estável em relação ao mês anterior (1,7%).
O volume de vendas do varejo ampliado cresceu 1,6%, acelerando em relação ao mês anterior (1,5%).

Variação acumulada em 12 meses

Fonte: IBGE

Destaques

O destaque das contribuições de alta no volume de vendas do varejo restrito, com base na variação interanual, ficou com Hipermercados supermercados produtos alimentícios bebidas e fumo (3,4 p.p.). Já o destaque nas contribuições de baixa ficou com Combustíveis e lubrificantes (-1,1 p.p.). Para o volume de vendas do varejo ampliado, o destaque de alta ficou com Veículos motocicletas partes e peças (3,7 p.p.), e de baixa com Materiais de construção (-1,1 p.p.).

Indicadores de volume de vendas no comércio

Variação na margem (%)
Variação interanual (%)
Contribuição
Acum.
Carry over
julho agosto setembro julho agosto setembro (p.p.) 12 meses tri ano
PMC Restrita 0,7 -0,1 0,6 2,4 2,4 3,3 3,3 1,7 0,4 2,1
PMC Ampliada -0,7 0,6 0,2 2,4 3,7 2,9 2,9 1,6 0,3 2,5
Combustíveis e lubrificantes 0,2 1,2 -1,7 -2,3 -3,4 -8,7 -1,1 11,7 -0,7 3,7
Hipermercados supermercados produtos alimentícios bebidas e fumo 0,4 1,1 1,6 2,9 5,8 7,5 3,4 3,3 1,4 4,1
Tecidos vestuário e calçados -3,2 -0,4 -1,1 1,3 -6,9 -2,6 -0,2 -9,3 -0,9 -4,4
Móveis e eletrodomésticos -1 -2 2,1 3,3 -1,2 2,0 0,2 1 0,7 0,5
Artigos farmacêuticos médicos ortopédicos de perfumaria e cosméticos 0 0,1 0,4 6,5 6,5 5,9 0,5 3,8 0,3 4,1
Livros jornais revistas e papelaria -3,2 -3,5 -1,1 -7,4 -15,6 -18,3 -0,2 -2,2 -1,9 -5,5
Equipamentos e materiais para escritório informática e comunicação 11,8 0,3 -0,1 6,8 6,3 3,8 0,0 1,5 0 1,8
Outros artigos de uso pessoal e doméstico 8,1 -4,9 -0,9 -4,9 -7,9 -9,1 -1,1 -10,9 -2,3 -10,9
Veículos motocicletas partes e peças -6,2 3,4 -0,9 9,8 11,0 8,9 3,7 4,4 0,5 7,3
Materiais de construção 0,3 0 -2 -0,3 -0,1 -5,6 -1,1 -5 -1,3 -2,7
Atacado produtos alimenticios _ _ _ -6,3 8,8 7,0 2,8 _ _ _

Fonte: IBGE

Volume de vendas do varejo ampliado - por atividades

Variação com ajuste sazonal

Fonte: IBGE

Variação interanual

Fonte: IBGE

Variação acumulada em 12 meses

Fonte: IBGE


Os informativos econômicos da Secretaria de Política Econômica (SPE) são elaborados a partir de dados de conhecimento público, cujas fontes primárias são instituições autônomas, públicas ou privadas. O objetivo é organizar informações de conhecimento público para ampliar o entendimento sobre a economia brasileira. O conteúdo deste material é meramente informativo, não possuindo caráter prospectivo, nem delimitando as ações de política econômica adotadas pelo Ministério da Fazenda.