Pesquisa Mensal de Comércio | PMC

1 Sumário executivo


Análise na Margem - Em novembro de 2020, as vendas no comércio varejista restrito recuaram 0,1% em relação ao mês anterior (com ajuste sazonal).

  • O resultado veio abaixo da mediana das expectativas de mercado (intervalo de -0,6% a 1,6%; mediana de 0,3).

  • O indicador de varejo ampliado (que inclui veículos e materiais de construção) cresceu 0,6%, ficando abaixo da mediana das expectativas de mercado (intervalo de 0,4% a 2,4%; mediana de 0,9%). Houve alta de 3,5% para Veículos e motos e queda de 0,8% para Materiais de construção.

Análise Interanual - Frente a novembro de 2019 as vendas no comércio varejista restrito cresceram 3,4%.

  • O resultado veio abaixo da mediana das expectativas de mercado (intervalo de 0.25% a 7%; mediana de 4.6%).

  • O varejo ampliado cresceu 4.1%, abaixo da mediana das expectativas de mercado (intervalo de 3,5% a 7%; mediana de 4,5%).

Análise para o acumulado no ano - O volume de vendas acumulado no ano até o mês de novembro foi de 1,2% para o comércio restrito e -1,9% para o ampliado.

Análise para o acumulado em 12 meses - No acumulado em 12 meses, o volume restrito foi de 1,3%, e o volume ampliado -1,3%, em novembro de 2020.

Análise para o carry-over - O efeito do carregamento estatístico para 2020 é de 1.4% para o varejo restrito e de -1.3% para o varejo ampliado.

2 Tabelas


2.1 Volume de Comércio - Melhores resultados / Variação na margem

Variação %
Tecidos, Vestuários e Calçados 3.6
Livros, jornais, revistas e papelaria 5.6

Fonte: IBGE

2.2 Volume de Comércio - Piores resultados / Variação na margem

Variação %
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas -2.2
Material de construção -0.8

Fonte: IBGE

2.3 Volume de Comércio - Melhores resultados / Variação interanual

Variação %
Material de construção 16.9
Móveis e eletrodomésticos 17.9

Fonte: IBGE

2.4 Volume de Comércio - Piores resultados / Variação interanual

Variação %
Livros, jornais, revistas e papelaria -15.3
Equip. e mat. p/ escritório, informática e comunicação -9.9

Fonte: IBGE

2.5 Indicadores de Volume de comércio

Variação na Margem Variação interanual Acumulado no ano Acumulado em 12 meses
1 Comércio Restrito -0.1 3.4 1.2 1.3
1.1 Combustíveis e lubrificantes -0.4 -6.7 -10.0 -9.2
1.2 Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas -2.2 -1.7 5.0 4.2
1.3 Tecidos, Vestuários e Calçados 3.6 -4.9 -25.1 -21.3
1.4 Móveis e eletrodomésticos -0.1 17.9 11.6 12.3
1.5 Artigos farmacêuticos, méd., ortop. e de perfumaria 2.6 11.7 7.7 7.7
1.6 Livros, jornais, revistas e papelaria 5.6 -15.3 -29.7 -26.0
1.7 Equip. e mat. p/ escritório, informática e comunicação 3.0 -9.9 -16.6 -14.9
1.8 Outros arts. de uso pessoal e doméstico 1.4 16.1 2.6 3.8
2 Comércio Ampliado 0.6 4.1 -1.9 -1.3
2.1 Veículos e motos, partes e peças 3.5 0.9 -15.1 -13.2
2.2 Material de construção -0.8 16.9 10.1 9.7

Fonte: IBGE

3 Gráficos


3.1 Vendas no comércio restrito e ampliado - Índice com ajuste sazonal

Fonte: IBGE

3.2 Vendas no comércio restrito e ampliado - Variação com ajuste sazonal

Fonte: IBGE

3.3 Vendas no comércio restrito e ampliado - Variação interanual

Fonte: IBGE

4 Gráficos - Desagregados


4.1 Veículos, motos e peças e Material de construção - Índice com ajuste sazonal

Fonte: IBGE

4.2 Veículos, motos e peças e Material de construção - Variação com ajuste sazonal

Fonte: IBGE

4.3 Veículos, motos e peças e Material de construção - Variação interanual

Fonte: IBGE