Análise na Margem - Em fevereiro de 2021, as vendas no comércio varejista restrito cresceram 0,6% em relação ao mês anterior (com ajuste sazonal).
O resultado veio acima da mediana das expectativas de mercado (intervalo de -2.0% a 2.0%; mediana de 0.5%).
O indicador de varejo ampliado (que inclui veículos e materiais de construção) cresceu 4,1%, ficando acima das expectativas de mercado (intervalo de -0.7% a 3.1%; mediana de 1.3%). Houve alta de 8,8% para Veículos e motos e alta de 2% para Materiais de construção.
Análise Interanual - Frente a fevereiro de 2020 as vendas no comércio varejista restrito recuaram -3,8%.
O resultado veio melhor que a mediana das expectativas de mercado (intervalo de -6.0% a -1.9%; mediana de -3.9%).
O varejo ampliado recuou -1,9%, resultado melhor que a mediana das expectativas de mercado (intervalo de -6.8% a -1.6%; mediana de -4.5%).
Análise para o acumulado no ano - O volume de vendas acumulado no ano até o mês de fevereiro foi de -2,1% para o comércio restrito e -2,5% para o ampliado.
Análise para o acumulado em 12 meses - No acumulado em 12 meses, o volume restrito foi de 0,4%, e o volume ampliado -2,3%, em fevereiro de 2021.
Análise para o carry-over - O efeito do carregamento estatístico para 2021 é de 0.8% para o varejo restrito e de 8% para o varejo ampliado.
Variação % | |
---|---|
Móveis e eletrodomésticos | 9.3 |
Livros, jornais, revistas e papelaria | 15.4 |
Fonte: IBGE
Variação % | |
---|---|
Outros arts. de uso pessoal e doméstico | -0.5 |
Combustíveis e lubrificantes | -0.4 |
Fonte: IBGE
Variação % | |
---|---|
Artigos farmacêuticos, méd., ortop. e de perfumaria | 8.9 |
Material de construção | 17.9 |
Fonte: IBGE
Variação % | |
---|---|
Livros, jornais, revistas e papelaria | -41.0 |
Tecidos, Vestuários e Calçados | -18.6 |
Fonte: IBGE
Variação na Margem | Variação interanual | Acumulado no ano | Acumulado em 12 meses | |
---|---|---|---|---|
1 Comércio Restrito | 0.6 | -3.8 | -2.1 | 0.4 |
1.1 Combustíveis e lubrificantes | -0.4 | -10.3 | -9.0 | -11.1 |
1.2 Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas | 0.8 | -4.6 | -1.7 | 4.4 |
1.3 Tecidos, Vestuários e Calçados | 7.8 | -18.6 | -20.0 | -25.4 |
1.4 Móveis e eletrodomésticos | 9.3 | 0.6 | -2.5 | 8.2 |
1.5 Artigos farmacêuticos, méd., ortop. e de perfumaria | -0.2 | 8.9 | 10.9 | 8.9 |
1.6 Livros, jornais, revistas e papelaria | 15.4 | -41.0 | -48.1 | -42.3 |
1.7 Equip. e mat. p/ escritório, informática e comunicação | -0.4 | -10.7 | -12.1 | -16.6 |
1.8 Outros arts. de uso pessoal e doméstico | -0.5 | 2.0 | 6.2 | 2.2 |
2 Comércio Ampliado | 4.1 | -1.9 | -2.5 | -2.3 |
2.1 Veículos e motos, partes e peças | 8.8 | -3.8 | -10.1 | -15.9 |
2.2 Material de construção | 2.0 | 17.9 | 14.3 | 13.0 |
Fonte: IBGE
–
–
–
–