Notícias
NOTA CONJUNTA
Reunião Inaugural do Fundo de Cooperação Brasil-China
Foi realizada hoje, dia 19 de setembro, a reunião inaugural do Comitê do Fundo de Cooperação Brasil-China para a Expansão da Capacidade Produtiva para o Desenvolvimento Sustentável, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.
Este encontro ocorre no contexto do 50º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e China, durante o qual ambas as nações estão reforçando sua cooperação e seus laços bilaterais por meio de intercâmbios de alto nível.
O Fundo foi recriado em junho passado, por meio da assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Ministério da Fazenda e a SAFE, durante a VII Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), realizada em Pequim, por ocasião da visita oficial do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, à China.
Copresidida pela Secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda do Brasil, embaixadora Tatiana Rosito, e pela vice administradora da Administração Estatal de Reservas Estrangeiras (SAFE, na sigla em inglês) da China, Sra. Li Hongyan, com a participação do diretor executivo do BNDES, Nelson Barbosa, e do Presidente do ClaiFund, Sr. Yang Xiaojun, os membros do Comitê discutiram projetos de cooperação atuais e futuros nos âmbitos do desenvolvimento sustentável, infraestrutura e transição energética.
O Comitê também explorou oportunidades de investimento no Brasil, com foco em três estratégias-chave de desenvolvimento: o Plano de Transformação Ecológica, o Novo Plano de Aceleração do Crescimento e as Rotas para a Integração. Essas discussões foram enriquecidas pelas contribuições da Casa Civil, do Ministério da Fazenda e do Ministério do Planejamento e Orçamento.
Ambas as partes acordaram realizar a segunda reunião do Comitê na China em 2025.
Acesse o Memorando de Entendimento
Nota Conjunta
Ministério da Fazenda e BNDES