Notícias
AVISO DE PAUTA
Ministério da Fazenda e OCDE apresentam, na segunda-feira (18/12), relatório econômico Brasil 2023
O Ministério da Fazenda, em parceria com a Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Econômico (OCDE), apresentará na próxima segunda-feira (18/12) o relatório Economic Survey Brazil 2023. O evento está marcado para às 14h30, no auditório do Ministério da Fazenda (Bloco P da Esplanada), com transmissão por streaming pelo Canal do Ministério no Youtube. O documento traz um panorama sobre a conjuntura e as perspectivas para o Brasil.
Trata-se de uma publicação bianual da OCDE e representa o resultado de um trabalho minucioso e abrangente. A pesquisa contou com a participação de diversos setores do governo federal, incluindo os ministérios, e os poderes Legislativo e Judiciário. O documento oferece uma análise detalhada da economia brasileira, identificando desafios e oportunidades com base na experiência internacional de países membros da OCDE, tanto desenvolvidos quanto em desenvolvimento.
A edição de 2023 do Economic Survey Brazil concentra-se principalmente nas áreas de Macroeconomia e Infraestrutura. No entanto, o relatório abrange também temas interconectados com a economia, como Educação, Comércio Internacional, Assistência e Previdência Social, Meio Ambiente e Justiça.
Participarão da mesa de lançamento da pesquisa:
- Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda
- Guilherme Mello, secretário de Política Econômica do Ministério
- Bernard Appy, secretário especial de Reforma Tributária
- Isabell Koske, diretora adjunta do Departamento de Economia da OCDE
- Jens Arnold, chefe da Divisão de Estudos de Países da OCDE
O relatório analisa o novo Arcabouço Fiscal como elemento-chave para a sustentabilidade fiscal do país, bem como indica a urgência de andamento da Reforma Tributária sobre o consumo, que propõe a criação do Imposto sobre Valor Agregado. Os dois projetos foram prioritários para a equipe econômica do Ministério da Fazenda e a avaliação da OCDE indica que o Brasil está cada vez mais alinhado com as melhores práticas internacionais.
No que diz respeito à análise microeconômica, o relatório aborda o endividamento das famílias brasileiras, fenômeno que tem impacto direto na economia do país. Como resposta a este desafio, o relatório menciona o programa Desenrola como sendo uma iniciativa governamental importante na recomposição da capacidade financeira da população.
Embora estivesse apenas em sua fase inicial durante a elaboração do relatório, o programa já demonstrou resultados significativos. Até o momento, estima-se que o Desenrola tenha beneficiado aproximadamente 11 milhões de brasileiros, fornecendo alívio financeiro e contribuindo para a estabilidade econômica das famílias.
Algumas reformas estruturais em diferentes níveis de implementação também são discutidas no relatório, como, por exemplo, o Plano de Transformação Ecológica e seus diferentes eixos para um modelo de desenvolvimento mais sustentável.
O capítulo de infraestrutura levanta desafios e oportunidades que certamente serão úteis para a implementação do Novo PAC em andamento. Por fim, o comprometimento do governo com o combate à preservação ambiental é reconhecido com a redução acentuada nos indicadores de desmatamento.
Entrevista coletiva para divulgação do estudo Economic Survey Brazil 2023
Data: Segunda-feira, 18/12
Horário: 14h30
Local: Ministério da Fazenda (Bloco P da Esplanada)
Transmissão: Canal do Ministério no Youtube