Notícias
POLÍTICA MONETÁRIA
Galípolo acredita em gestão transparente e diálogo com sociedade e mercado
Harmonizar as políticas fiscal e monetária é a bandeira defendida por Gabriel Galípolo, atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, indicado para a diretoria de política monetária no Banco Central. Durante entrevista à BandNews TV, nesta quarta-feira (10/5), Galípolo reafirmou a ideia e conversou sobre assuntos correlatos à economia.
“A preocupação que o ministro Fernando Haddad tem tido sobre a questão da previsibilidade das contas públicas, o restabelecimento da base tributária, a transparência sobre a cobrança de tributos, tudo isso tenta estabelecer um diálogo com a política monetária para que elas possam convergir”, pontuou.
De acordo com o secretário, a intenção do ministro é fazer uma gestão transparente e republicana, para que todos possam compreender o que está sendo feito e que haja debate de quais caminhos se pretende trilhar, além do diálogo tanto com a sociedade quanto com o mercado, a fim de construir uma política equilibrada.
Medidas
Em relação às projeções do mercado e o anseio pela redução de juros, Galípolo disse que as medidas tomadas pelo ministro Haddad desde 12 de janeiro refletiram em um patamar de taxa de câmbio mais favorável de apreciação do Real, taxas de juros longas que vêm cedendo e projeções de resultados primários mais favoráveis. Segundo ele, esses resultados propiciam um ambiente mais confortável para a política monetária.
Novo Arcabouço Fiscal
Sobre o Arcabouço Fiscal, Galípolo disse que a nova regra não é para um governo e sim para o Estado brasileiro e que a pretensão é que ela se perpetue e fique por mais tempo. “A intenção é conseguir fazer simultaneamente medidas saneadoras para endereçar o atendimento das metas e suavizar o ciclo econômico evitando equívocos”, destacou.
De acordo com o executivo, o trabalho que vem sendo feito da recomposição da base tributária é para assegurar recursos para o atendimento dos programas sociais, permitindo a sustentabilidade das contas públicas.