Empréstimos
Entidades públicas e privadas são elegíveis para receberem este tipo de financiamento. A transferência antecipada ou de recursos de uma parte para outra, com o acordo de que o dinheiro será reembolsado em condições mais favoráveis do que as condições do mercado, é conhecido como “Empréstimo Concessional” ou soft lending.
Estes empréstimos são feitos com condições mais favoráveis do que as de mercado, reduzindo o custo do capital e o risco para os envolvidos. Normalmente se caracterizam por taxas de juros baixas ou taxa-zero, maior prazo de pagamento e/ou de carência, ou uma combinação destas condições.
Empréstimos concessionais são utilizados quando o financiamento em condições de mercado não está disponível ou tornaria o investimento inviável.
Para concessão do empréstimo, o GCF considera os níveis de dívida já existentes bem como a capacidade de pagamento do mutuário antes de conceder o financiamento. Os termos específicos a serem adotados tanto para empréstimos quanto para doações dependerão de cinco principais fatores: insumos financeiros, utilização de recursos, incentivos, concessionalidade e expertise, e capacidade dos intermediadores financeiros.