Vitória Régia
Nativa do Rio Amazonas, a Victoria amazônica, ou simplesmente vitória-régia, é uma planta aquática da mesma família das ninféias. O clima tropical da região favorece o crescimento dela, de forma que o nível de umidade e da altura das águas dos rios influenciam diretamente sua estrutura e sua formação.
Suas grandes folhas esverdeadas flutuam sobre as águas, suas folhas circulares podem chegar até 2,5 metros de diâmetro, para absorver luz solar e fazer a planta crescer de forma saudável, contando com pequenas laterais de 10 centímetros, os quais revelam parte do interior das folhas, que possui coloração vermelha e espinhos. Cheia de nervos, essa outra face dá origem a pecíolos que descem até o fundo das águas para puxar nutrientes do solo.
A vitória-régia é possivelmente uma das mais conhecidas plantas no movimento paisagista internacional. Isso porque sua aparência exótica e tropical faz bonito em qualquer decoração que contenha grandes volumes de água. Por isso, hoje em dia criam-se tecnologias de adubação e hormônios para fazer crescer menor a planta em ambientes mais compactos e urbanos.
Outro chamativo da vitória-régia são suas exclusivas flores, que crescem no verão e morrem em 2 dias, passando pelo processo de se abrir durante a noite, e morrendo no segundo dia após polinizar-se. Passam pelos tons branco e rosado, com até 30 centímetros de diâmetro, sendo muito apreciadas por colecionadores de todo mundo.