Uxizeiro
Uxí vem do tupi guarani, mas a etimologia e significado ainda não foi descoberto, é uma espécie rara e ocasional, presente na floresta de terra firme da Amazônia, ocorrendo no estado do Amazonas e no Pará, Brasil.
É uma árvore de grande porte, atingindo 20 a 30 m de altura com tronco grosso atingindo 40 a 100 cm de diâmetro. O tronco é cilíndrico e reto com casca espessa de cor marrom avermelhada. A copa é ampla, alongada e perenifólia. As folhas são simples, alternas, subcoriáceas (de textura firme) elíptico (com mesma largura) oblongas (mais longa que larga), medindo 10 a 20 cm de comprimento por 2,5 a 6 cm de largura.
O Uxi frutifica nos meses de janeiro a maio. Os frutos têm sabor e cheiro forte e polpa oleosa, mas, depois que se acostuma com essa característica, são deliciosos para serem consumidos in natura. Os frutos também podem ser utilizados para fazer sucos, doces, rechear bolos e sorvetes. A árvore pode ser cultivada como ornamental e é ótima para fazer sombra onde o clima é tropical e livre de geadas. Na região amazônica a espécie não pode faltar em projetos de revegetação, pois os seus frutos são a base alimentar de muitos animais.