Notícias
Legado
Governo Federal entrega Velódromo do Parque Olímpico da Barra à prefeitura do Rio
Legado dos Jogos Rio 2016, o Velódromo do Parque Olímpico da Barra foi entregue pelo Governo Federal à prefeitura da capital fluminense neste sábado (18.06). Em cerimônia realizada no palco das provas de ciclismo das Olimpíadas e Paralimpíadas no Brasil, o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, assinou o Termo de Rescisão Parcial do equipamento, que passa a ser administrado pelo município a partir de 1º de agosto de 2022.
“Estamos imbuídos em manter o legado olímpico nas melhores condições em termos de infraestrutura e, também, promovendo eventos para dar a destinação adequada aos equipamentos para a utilização do público”, ressaltou o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento.
Os investimentos nas competições e na manutenção de equipamentos como esse fazem parte do planejamento da política esportiva do país” - Ronaldo Bento, ministro da Cidadania
No acordo, os eventos agendados para o Velódromo por meio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania serão mantidos até o fim do ano. Caso algum evento que o município tenha interesse em realizar coincida com os previstos pelo Governo Federal, a prefeitura poderá utilizar as Arenas Cariocas 1 e 2 que estão cedidas à União.
“Essa parceria entre a prefeitura, governo estadual e Federal ampliou o leque para a gente fazer tudo que tem que ser feito aqui. A gente já tem alguns eventos pré-agendados quando o Velódromo estiver sob a administração da prefeitura, que também já tem alguns eventos pré-agendados”, explicou o secretário Especial de Esporte, Marcelo Magalhães.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Jorge Arraes, a prefeitura irá montar um museu com a história dos Jogos Rio 16 no Velódromo. O local também será usado para as atividades esportivas desenvolvidas pelo município.
“As atividades da Secretaria de Esporte serão transferidas para o Velódromo e no mezanino iremos construir um museu com a história das Olimpíadas e, especialmente, dos Jogos no Rio. De maneira combinada, com cronograma, que apesar de ter algumas simultaneidades, não haverá problema em sediar eventos esportivos”, revelou o representante da prefeitura na cerimônia deste sábado.
Você entra em cada arena, estão todas conservadas. A gente, ano passado, teve mais de 40 eventos no Parque e este ano, já em janeiro, tínhamos mais de 70 eventos agendados" - Marcelo Magalhães, secretário especial de Esporte
Em 2022, 33 eventos já foram realizados ou estão marcados para o Velódromo. Dentre eles, os Jogos Escolares Brasileiros, retomados em 2021, após um hiato de 17 anos. “O Governo Federal tem feito do esporte uma ferramenta de inclusão social e, neste contexto, investimos bastante na base da pirâmide, que é o esporte escolar para o fomento da educação esportiva do Brasil. Os investimentos nas competições e na manutenção de equipamentos como esse fazem parte do planejamento da política esportiva do país”, destacou o ministro da Cidadania.
O Governo Federal continua com a gestão das Arenas Carioca 1 e 2 e do Centro Olímpico de Tênis. Incluindo o Velódromo, são mais de 80 eventos realizados e programados para este ano nas quatro instalações. Entre 2020 e 2022, foram mais de 30 modalidades com competições nos locais, reunindo 32 mil atletas.
“Entrar aqui hoje, dá uma alegria. O Velódromo sendo utilizado com duas competições simultâneas, ciclismo e jiu-jitsu. Você entra em cada arena, estão todas conservadas. A gente, ano passado, teve mais de 40 eventos no Parque e este ano, já em janeiro, tínhamos mais de 70 eventos agendados. É a certeza que estamos fazendo o trabalho correto”, concluiu o secretário especial de Esporte do Ministério da Cidadania.
Na ocasião, o ministro da Cidadania também assinou a liberação de R$ 2,5 milhões para a implantação do núcleo de esporte educacional para desenvolvimento do projeto “Baixada Social” na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu (RJ), para a implantação de três núcleos de esporte educacional do projeto “Atletas Inteligentes” em instituições públicas de ensino da Baixada Fluminense, para o projeto “Agita Petrópolis Futebol”, em Petrópolis (RJ), para ampliação e modernização do ginásio poliesportivo de Duque de Caxias (RJ) e para infraestrutura esportiva em Miguel Pereira (RJ).
Assessoria de Comunicação – Ministério da Cidadania