Notícias
Paradesporto
Esporte e trabalho para pessoas com deficiência são temas na COSP 17 da ONU
Fábio Araújo representou a mesa do Brasil no Debate Geral, na manhã desta quinta. Foto: Divulgação
A promoção dos direitos das pessoas com deficiência a uma vida digna no trabalho e subsistência sustentável foi o tema desta quinta-feira (13/6) na 17ª Conferência dos Estados-Partes da Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, em Nova York, nos Estados Unidos. O secretário nacional do Paradesporto do Ministério do Esporte, Fábio Araújo, representou a mesa brasileira no debate geral e compartilhou as experiências com o paradesporto.
“Estamos discutindo em alto nível questões ligadas a cidadania, inclusão social, acessibilidade e tecnologia assistiva e podemos também acompanhar painéis específicos em relação à cooperação esportiva”, explica o secretário do MEsp.
Por meio da Secretaria do Paradesporto, o MEsp acredita que o esporte é um instrumento de transformação social em sua plenitude, sendo um propulsor do acesso à cidadania, trabalho e inclusão da pessoa com deficiência. “Participamos de reuniões bilaterais com o espírito de cooperação esportiva. Com certeza, isso trará frutos para a política paradesportiva do nosso país, e acho também que o Brasil tem muito a ensinar”, completa Fábio Araújo.
De acordo com dados da ONU, o tema é de suma importância, haja vista que cerca de 80% das pessoas com deficiência no mundo vivem em países em desenvolvimento. A COSP 17 procurará apresentar soluções comprovadas para aumentar a participação das pessoas com deficiência na sociedade e no desenvolvimento global.
A Conferência
Nesta 17ª edição, a ONU tem como tema central repensar a inclusão da deficiência na atual conjuntura internacional. Estão em discussão subtemas na área de tecnologia, como a promoção de inovações tecnológicas para um futuro inclusivo; nas causas humanitárias, com um olhar para as pessoas com deficiências em situações de risco e emergências; e, por fim, a promoção do trabalho digno e de meios de subsistência sustentáveis. Todos os temas têm foco na quebra de barreiras que impedem a participação plena e efetiva da pessoa com deficiência na sociedade em igualdade de condições com os demais.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte