Notícias
Paris 2024
Em Paris, William Lima vai para a semifinal no judô
Judô
O Brasil segue na briga por medalhas categoria meio-leve de judô nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Na manhã deste domingo (28/7), o segundo dia de disputas na Arena Champs de Mars, William Lima (66kg) garantiu a vaga na semifinal, enquanto Larissa Pimenta (52kg) busca o bronze na repescagem, após ser derrotada nas quartas. Ele é bolsista da categoria Atleta Pódio do Bolsa Atleta.
Nas quartas, William venceu luta emocionante contra o mongol Baskhuu Yondonperenlei com um waza-ari no golden score. Agora, ele terá pela frente o duelo contra Gusman Kyrgyzbayev (CAZ).
Larissa Pimenta estreou contra Djamila Silva, de Cabo Verde, vice-campeã africana. A brasileira conseguiu encaixar a chave de braço e obrigou a caboverdiana a desistir do combate, vitória por ippon.
No combate seguinte, Pimenta enfrentou a britânica Chelsie Giles, prata no Grand Slam de Paris e no Grand Slam de Antalya neste ano, medalhista olímpica com o bronze em Toquio 2020 e vice-campeã mundial em 2022.
Pimenta não deu chances para a britânica Chelsie Giles: ela dominou a luta colocando mais golpes e forçou duas punições à adversária por falta de combatividade. Pressionada, a britânica tentou acelerar os golpes no golden score e, no contra-ataque, Larissa conseguiu um waza-ari, encerrando o combate. A atleta perdeu a segunda luta, e vai para a repescagem.
Handebol
No segundo dia dos Jogos, na Arena Paris Sul 6, o Brasil perdeu para a Hungria de virada após levar um golaço nos últimos segundos no handebol feminino pela 2ª rodada da fase de grupos.
Com a derrota, a seleção brasileira deve perder a liderança da chave B, em que os quatro melhores se classificam para as quartas de final. Ainda estão no mesmo grupo do Brasil: Holanda, França e Angola, além da Espanha, que já foi derrotada na estreia das brasileiras.
Tênis de mesa
Bolsista na categoria Internacional do programa Bolsa Atleta, Giulia Takahashi abriu a disputa individual do tênis de mesa, e teve um desafio grande pela frente. Contra a chinesa Sun Yingsha, número 1 do mundo, a brasileira perdeu o jogo por 4x0 e acabou eliminada de Paris 2024.
Essa foi a estreia de Takahashi, de 19 anos, nos Jogos Olímpicos. No começo dos três primeiros sets, ela conseguiu equilibrar o confronto, mas não foi o suficiente. A adversária venceu os sets por 11x3, 11x6, 11x6 e 11x5.
Esgrima
Estreante em Jogos Olímpicos, Mariana Pistoia acabou perdendo na primeira rodada da esgrima de florete, e foi eliminada da competição. A brasileira foi derrotada pela filipina Samantha Kyle Catantan, por 15 a 13. Apesar de estar na frente do placar, Pistoia acabou cedendo a virada no final do segundo round.
Do ponto de vista técnico, o duelo foi bastante equilibrado. A brasileira venceu o primeiro round por 7 a 6 contra a adversária, que chegou a sentir dores no joelho. Mesmo assim, houve superação de Catantan e reação no confronto.
A gaúcha de 25 anos é bolsista na categoria Internacional do Bolsa Atleta e a 49ª no ranking da Federação Internacional de Esgrima (FIE). No Pan-Americano de Santiago em 2023 ela foi medalhista de bronze.
Tiro esportivo
A brasileira Geovana Meyer acabou terminando na 38ª colocação da fase classificatória da carabina de ar de 10 metros, e com isso está fora da disputa nesta categoria do tiro esportivo. A etapa teve como vencedora a sul-coreana Hyojin Ban, seguida pela norueguesa Jeanette Hegg Duestad e, em terceiro, a suíça Audrey Cogniat.
Ela ainda tem chances de lutar por uma medalha em Paris. A brasileira também vai disputar a competição da carabina de 50 metros três posições. Meyer volta ao Centro de Tiro Esportivo Chateauroux na quinta-feira, 1º de agosto. Geovana é bolsista na categoria Internacional do programa Bolsa Atleta.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte