Programa Paradesporto Brasil em Rede
O Programa PPBR consiste na criação e na manutenção de núcleos voltados ao paradesporto em institutos federais de educação superior, com acadêmicos e docentes da área de educação física que estão conectados em rede, visando expandir o alcance e a equidade no acesso ao paradesporto nas Regiões Norte e Nordeste e estimulando a produção de conhecimento e a replicabilidade de ações em outras localidades. Implantados dentro de instituições parceiras, os núcleos de atendimento deverão ser divididos por modalidades paradesportivas para atendimento direto aos beneficiários. Além dos núcleos de atendimento, um núcleo gestor unificado irá acompanhar, monitorar e avaliar as atividades.
O público-alvo são pessoas com deficiência, de todas as naturezas: física/motora, sensorial (visual e surdez), intelectual, surdocegos, bem como deficiências múltiplas, síndromes e transtornos, como o Transtorno do Espectro do Autismo, sem limite de idade. Deve ser priorizado o atendimento de, no mínimo, 50% de mulheres e meninas com deficiência. A quantidade de beneficiários depende da estrutura de cada núcleo, sendo, no mínimo, 30 alunos.
Atualmente, há 10 núcleos do PPBR formalizados com a seguintes IES: Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Federal de Grande Dourados – UFGD, Universidade Federal de Grande Dourados – UFGD, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Limoeiro do Norte, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Universidade Federal de Catalão – UFCAT, Instituto Federal do Ceará - Campus Juazeiro do Norte/CE, Universidade Federal do Ceará – UFC, Universidade Federal do Pará – UFPA, Universidade Federal do Piauí – UFPI e Universidade Federal do Maranhão – UFMA.
Portaria MEsp nº 38, de 19 de março de 2024 - Institui e regulamenta o Programa Paradesporto Brasil em Rede no âmbito da Secretaria Nacional de Paradesporto.
Manual do Programa Paradesporto Brasil em Rede
Calendário de lives: