Utilização do Certificado Digital na Qualificação Cadastral
Orientações diversas para o usuário conseguir realizar a Qualificação Cadastral em Lote utilizando o Certificado Digital
Publicado em
03/08/2017 14h33
Atualizado em
25/06/2020 09h25
1) Verificar se o Certificado Digital está corretamente instalado:
A visualização do registro de seu certificado pode ser feita na Barra de Ferramentas do browser da Internet:
- No Internet Explorer, entrar no menu Ferramentas > Opções da Internet > Conteúdo > Certificados > Pessoal - aparecerá o nome da pessoa
- No Firefox, entrar no menu Opções > Avançado > Ver Certificados > seus Certificados
- No Chrome, entrar no menu Configurações > HTTPS/SSL > Gerenciar certificados > Pessoal
2) Verificar as especificações técnicas de sistema para a instalação e utilização do Certificado Digital. Os requisitos são:
-Sistema operacional compatível: Windows;
-Java: versão 1.7.0.45 com nível de segurança configurado para médio;
- Navegadores homologados:
- Internet Explorer, versão 9.0 ou superior;
- Firefox, versão 24.0 ou superior;
- Google Chrome versão 30.0. ou superior
Verificar se as cadeias de certificação estão instaladas:
2.1) No Internet Explorer:
- Entrar no menu Ferramentas e depois Opções da Internet;
- Excluir os Arquivos temporários e os cookies;
- Clicar em conteúdo e depois em Certificados;
- Se o certificado digital não aparecer, significa que o computador não está reconhecendo o certificado. É possível que seja problema na leitora de cartão ou, no caso de certificado do tipo A1, ele pode não ter sido instalado. Neste caso, reinstalar a leitora ou seu certificado digital, seguindo as informações fornecidas pela autoridade certificadora;
- Caso o certificado apareça, escolher o certificado e clicar em Exibir para que os dados do certificado sejam exibidos na tela;
- Clicar na aba “Caminhos de Certificação” para saber se o Status do Certificado é válido. Nesse momento, será exibida toda a cadeia de certificação. Se houver algum “X” ou “?” em um dos certificados, significa que a cadeia de certificação precisa ser novamente instalada;
- Para instalar a cadeia de certificação, acessar o sítio da autoridade certificadora, seguir as orientações para baixar os certificados e reinstalá-los;
- Caso o Status do certificado seja “Válido”, significa que ele está instalado corretamente.
2.2) No Chrome:
- Entrar no menu Configurações e depois Gerenciar certificados;
- Excluir os Arquivos temporários e os cookies;
- Se o certificado digital não aparecer, significa que o computador não está reconhecendo o certificado. É possível que seja problema na leitora de cartão ou, no caso de certificado do tipo A1, ele pode não ter sido instalado. Neste caso, reinstalar a leitora ou seu certificado digital, seguindo as informações fornecidas pela autoridade certificadora;
- Caso o certificado apareça, escolher o certificado e clicar em Exibir para que os dados do certificado sejam exibidos na tela;
- Clicar na aba “Caminhos de Certificação” para saber se o Status do Certificado é válido. Nesse momento, será exibida toda a cadeia de certificação. Se houver algum “X” ou “?” em um dos certificados, significa que a cadeia de certificação precisa ser novamente instalada;
- Para instalar a cadeia de certificação, acessar o sítio da autoridade certificadora, seguir as orientações para baixar os certificados e reinstalá-los;
- Caso o Status do certificado seja “Válido”, significa que ele está instalado corretamente.
2.3) No Firefox:
- Entrar no menu Opções e depois Avançado;
- Excluir os Arquivos temporários e os cookies;
- Clicar em Certificados, Ver certificados;
- Se o certificado digital não aparecer, significa que o computador não está reconhecendo o certificado. É possível que seja problema na leitora de cartão ou, no caso de certificado do tipo A1, ele pode não ter sido instalado. Neste caso, reinstalar a leitora ou seu certificado digital, seguindo as informações fornecidas pela autoridade certificadora;
- Caso o certificado apareça, escolher o certificado e clicar em Ver (X) para que os dados do certificado sejam exibidos na tela;
- Se houver algum “X” ou “?” em um dos certificados, significa que a cadeia de certificação precisa ser novamente instalada;
- Para instalar a cadeia de certificação, acessar o sítio da autoridade certificadora, seguir as orientações para baixar os certificados e reinstalá-las;
- Caso o Status do certificado seja “Válido”, significa que ele está instalado corretamente.
3) Acessar a página da Receita Federal para testar o certificado:
- Acessar o site da Receita Federal que exige certificado digital. O endereço é: https://cav.receita.fazenda.gov.br
- Digitar a senha do certificado para acessar a área restrita do E-CAC da Receita Federal;
- Se não conseguir acessar, significa que, embora instalado, o certificado não está funcionando corretamente.
- Verifique:
- Se o certificado foi revogado;
- Se a data/hora do computador está correta;
- Se a senha foi digitada corretamente;
- Se necessário, entrar em contato com a autoridade certificadora que lhe forneceu o certificado e peça suporte;
- Caso consiga acessar, significa que o certificado está funcionando corretamente.
4) Verificar a validade do certificado digital.
Verifique se seu Certificado digital não está vencido (prazo de validade do serviço)