CGERD-SC - Curso de Gestão de Recursos de Defesa
Objetivo Geral
O CGERD destina-se a proporcionar conhecimento a civis e militares das Forças Armadas, dos Estados e do Distrito Federal sobre conceitos de Defesa Nacional e os processos de gestão de recursos de defesa no âmbito das Administrações Pública e Privada.
Público-alvo: civis e oficiais superiores das Forças Armadas e Forças Estaduais.
Organização do Curso
A estrutura curricular do CGERD é desenvolvida ao longo de, aproximadamente, 7 (sete) semanas, com uma carga horária total em torno de 116 (cento e dezesseis) horas, destinadas às atividades de estudo e atividades complementares. Sua estrutura curricular é organizada de modo a integrar os conhecimentos das seguintes áreas: Conceitos Básicos e Poder Nacional; Relações Internacionais; Gestão de Recursos de Defesa; Desenvolvimento Nacional; e Indústria de Defesa. Para o cômputo da carga horária serão considerados 3 (três) encontros semanais de 3 (três) horas de duração, preferencialmente de 3ª a 5ª feiras.
O próximo Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD-2023) em Florianópolis - SC está planejado para ocorrer com 02 (duas) semanas de Ensino á Distância (EAD), no período de 09 a 22 de outubro e 05 (cinco) semanas presenciais, nas instalações da FIESC, no período de 30 de outubro a 30 de novembro de 2023.
O detalhamento da estrutura curricular do CGERD pode ser visualizado a seguir.
Abordagem Metodológica
A abordagem metodológica desenvolvida pela ESG propicia aos estagiários a aplicação prática dos conteúdos estudados em diversos níveis de complexidade, configurando-se como um sistema de estudos, pesquisas e atividades que requerem tanto desempenhos individuais como em grupo. Para tanto, técnicas de ensino específicas tornam as atividades mais produtivas e dinâmicas, de modo a favorecer a participação, a troca de experiências e o desenvolvimento dos estagiários.
Indicação e Seleção
Para realizar cursos na ESG, os civis e militares das Forças Estaduais devem ser indicados por instituições convidadas por esta Escola, que conduzirá o Processo Seletivo.
Os militares e civis das Forças Armadas são indicados diretamente pelo Ministério da Defesa ou pelas respectivas Forças Singulares.
Os demais critérios para indicação e seleção aos cursos da ESG são publicados, anualmente, na Diretriz para o Planejamento e a Execução das Atividades de Estudo, Pesquisa e Ensino e para o Processo Seletivo dos Cursos da Escola Superior de Guerra - ESG, no Diário Oficial da União e disponível na página eletrônica da ESG.
PROCESSO SELETIVO 2023
A Ficha Informativa para os candidatos civis e militares das Forças Auxiliares terá seu link encaminhado por e-mail e seu preenchimento é obrigatório.
Contatos para esclarecimentos e informações adicionais sobre os processos de indicação e seleção deverão ser feitos por intermédio da Assessoria de Seleção e Avaliação (ASA), no seguintes telefones e endereço eletrônico: (21) 3545-9867 / (21) 3545-9868 ou asa@esg.br.