CEMC - Curso de Estado-Maior Conjunto
CEMC - Curso de Estado-Maior Conjunto
Objetivo Geral
O CEMC destina-se a preparar oficiais superiores das Forças Armadas para o exercício de funções nos estados-maiores conjuntos e o desempenho de atividades que envolvam o planejamento e o emprego estratégico-operacional de forças militares em operações conjuntas ou executadas sob orientação e supervisão do MD, bem como capacitá-los às atividades de instrutoria.
Público-alvo: Oficiais superiores das Forças Armadas possuidores de Curso de Estado-Maior.
RESUMO HISTÓRICO DO CURSO (em atualização)
Organização do Curso
Para a consecução do objetivo geral do curso, haverá um período não presencial, realizado em ambiente virtual de aprendizagem, destinado à revisão conceitual e à atualização dos fundamentos necessários à compreensão do planejamento e emprego de forças em operações conjuntas.
O período presencial será desenvolvido em 2 (duas) fases, Básica e Específica, ao longo de 14 (quatorze) semanas, distribuída em 5 (cinco) disciplinas. Serão realizadas Visitas de Estudo nacionais e internacionais a instituições que atuam em áreas específicas e que complementem a abordagem do conteúdo estratégico.
Esta estrutura curricular pretende conduzir o estagiário para uma aplicação prática do conteúdo programático, o qual contemplará assuntos ligados direta ou indiretamente ao conhecimento sobre o planejamento e o emprego de forças em um Comando Conjunto.
O curso possui uma carga horária de 411 h/a destinadas às Atividades de Estudo e 96 h/a destinadas às Atividades Complementares, possuindo carga horária total de 507 h/a.
DETALHAMENTO DA ESTRUTURA CURRICULAR - 2024 (CLIQUE AQUI)
Abordagem Metodológica
A abordagem metodológica desenvolvida pela ESG possibilita aos estagiários a aplicação prática dos conteúdos estudados em diversos níveis de complexidade, configurando-se como um sistema de estudos, pesquisas e atividades que requerem tanto desempenhos individuais como em grupo. Para tanto, técnicas de ensino adequadas são usadas para tornar as atividades mais produtivas e dinâmicas, de modo a favorecer a participação, a troca de experiências e o desenvolvimento dos estagiários.
Indicação e Seleção
Os militares das Forças Armadas são indicados diretamente pelo Ministério da Defesa ou pelas respectivas Forças Singulares.
Os demais critérios para indicação e seleção aos cursos da ESG são publicados, anualmente, em Diretriz para o Planejamento e Processo Seletivo dos Cursos da ESG, no Diário Oficial da União e disponível na página eletrônica da ESG.
Estrutura_curricular CEMC_2022_.pdf
Estrutura_curricular CEMC_2022_.pdf — 243 KB
Estrutura Curricular 2024 CEMC.pdf
Estrutura Curricular 2024 CEMC.pdf — 578 KB