Notícias
PPGSID participa de Seminário sobre a BID no BNDES
Nos dias 26 e 27 de setembro, o Pró-Reitor Prof. Dr. Jacintho Maia Neto e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID) da Escola Superior de Guerra (ESG) participaram do seminário “4ª Revolução Industrial: Desafios para a Defesa, Segurança e Desenvolvimento Nacional”. Promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Ministério da Defesa, o evento ocorreu na sede do BNDES no Rio de Janeiro com o objetivo debater questões estratégicas relacionadas ao aprimoramento da Base Industrial de Defesa (BID), à tecnologia e inovação, bem como suas contribuições para o desenvolvimento sustentável do país.
A abertura do seminário foi realizada pelo Presidente do BNDES, sr. Aloizio Mercadante, pelo Ministro da Defesa, sr. José Mucio Monteiro, e pelo Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército Marcos Antônio Amaro dos Santos. Em seguida, o Prof. Dr. Glauco Arbix, da Universidade de São Paulo (USP), presidiu um painel de debates que contou com a participação do Especialista em Robótica e Inteligência Artificial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Prof. Dr. Carlos Henrique Costa Ribeiro; da Presidente da Academia Brasileira de Ciências, Prof.ª Dr.ª Helena Nader; do Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Prof. Dr. Celso Pansera; do Diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobrás, Prof. Dr. Maurício Tolmasquin; e da Conselheira do BNDES e ex-Ministra de Meio Ambiente, Dr.ª Izabella Teixeira.
Além de apresentar a trajetória das Revoluções Industriais e enfatizar a relevância da BID na economia nacional e no desenvolvimento de tecnologia e inovação, o evento ressaltou ainda importância de investimentos na área para o desenvolvimento econômico, por intermédio da geração de emprego e renda, e para a criação de novos centros de fomento à pesquisa, tecnologia e inovação. O presidente do BNDES também apresentou sugestões para a criação de uma empresa de defesa, de uma comissão permanente da defesa junto ao BNDES e para o incremento de financiamentos na área. Assim, o seminário contribuiu para estimular o debate público sobre a BID no Brasil, ratificando a pertinência do tema para a consolidação da política de defesa, da transparência e do alinhamento aos interesses do país.
Texto e Fotos: Sabrina de Oliveira Braga Carvalho – PPGSID
Edição e Revisão Final: Vanessa Bandeira – PPGSID