Instituto de Doutrina de Operações Conjuntas
O Instituto de Doutrina de Operações Conjuntas (IDOC), criado em janeiro de 2011, como integrante da estrutura da Escola Superior de Guerra (ESG), tem a incumbência de pesquisar e estudar a doutrina de operações conjuntas, possibilitando a uniformização do ensino da referida doutrina no âmbito das escolas de altos estudos das três Forças e da ESG.
Além disso o IDOC também é responsável por propor a inclusão de conteúdos de assuntos relativos ao ensino da doutrina de operações conjuntas, nos diversos cursos da Escola, a fim de difundir o assunto.
O IDOC realiza uma série de outras atividades, tais como a interação com os diversos cursos da ESG; participação de atividades com o MD (EMCFA); condução de um programa de colóquios; e a coordenação do Grupo de Pesquisa Estudos da Guerra (GPEG).
Atividades do IDOC
- Coordenação da Comissão Interescolar de Doutrina de Operações Conjuntas (CIDOC);
- Condução do programa de Colóquios;
- Realização de atividades com o MD (EMCFA);
- Reuniões doutrinárias: ADL/EMCFA
- Seminários de Operações Conjuntas
- Planejamento/Adestramento em Operações Conjuntas: EMCFA
- Exercício Guardião Cibernético (ComDCiber)
- GT diversos do Ministério da Defesa
- Revisão de Manuais; ADL/EMCFA
- Coordenação do Grupo de Pesquisa Estudos da Guerra (GPEG)
- Interação com os diversos cursos da ESG;
O IDOC atualmente interage com os seguintes cursos da ESG:
- CAEPE – Apoio à Realização de um seminário sobre Segurança e Defesa Cibernética;
- CEMC – Condução do exercício CEMC no AZUVER, com a Elaboração de documentos dos níveis político e estratégico: DPED, DMED, DPEM e PEECFA (exame de situação estratégico), culminando com a apresentação dos trabalhos para o EMCFA (CEMCFA, CHOC, SC-3 e CHELOG) e a solução de um Problema Político Simulado (PPS).
- CSSDCiber – Realização de um exercício de planejamento e resolução de problemas nos níveis político e estratégico (CIBERPOL).