X Seminário online da Associação de Colégios de Defesa Ibero-Americanos
1. Introdução
Por ocasião da Videoconferência de Diretores dos Colégios de Defesa Ibero-Americanos, ocorrida em 06 de julho de 2021, foi deliberado que a Escola Superior de Guerra (ESG), no contexto das celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil, organizaria no segundo semestre de 2022, uma atividade acadêmica no formato virtual, abordando o tema “O conflito russo-ucraniano e seus impactos no espaço geopolítico ibero-americano”.
A atividade se desenvolveria mediante a colaboração dos membros da Associação dos Colégios de Defesa Ibero-Americanos (ACDIA) e instituições convidados.
No último dia 30 de agosto de 2022, durante a Reunião da Junta de Diretores da ACDIA presentes à XXIII Conferência de Diretores dos Colégios de Defesa Ibero-Americanos, ocorrida no Brasil, entre 29 de agosto a 02 de setembro do corrente, a deliberação de 06 de julho foi corroborada e registrada em Ata.
2. Descrição do Seminário
A estrutura proposta para o dito Seminário inclui três jornadas de atividades, uma contendo a visão brasileira sobre o contencioso, uma vez que o Brasil possui parcerias comerciais e diplomáticas sólidas com ambas as partes. Numa segunda jornada, enfocando a ótica de países americanos da ACDIA sobre o conflito e seus impactos na geopolítica ibero-americana. E, uma terceira e última etapa, seria abordada a questão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), por meio da visão dos membros da ACDIA pertencentes países que integram essa Aliança Militar.
A atividade se desenvolverá conforme programação a seguir descrita, apoiado por plataforma virtual e contará com sistema de tradução simultânea. A emulação dos debates se dará mediante tópicos selecionados pelos Colégios de Defesa inscritos no evento.
As jornadas do Seminário contarão com um bloco expositivo e outro de debates com o moderador. Cada um desses blocos terá a duração aproximada de 45 (quarenta e cinco) minutos, perfazendo um total de 90 (noventa) minutos por jornada.
A inauguração do Seminário ocorrerá no dia 08 de novembro de 2022 (terça-feira) e contará com a presença do Comandante da Escola Superior de Guerra, além da participação virtual e voluntária das Direções dos Colégios de Defesa Ibero-Americanos envolvidos no evento.
O encerramento do Seminário ocorrerá no dia 10 de novembro de 2022 (quinta-feira), após a última atividade programada. A cerimônia será presidida pelo Comandante da ESG e ocorrerá nos mesmos moldes da abertura, sendo facultada a palavra às Direções dos Colégios de Defesa que colaboraram com conferencistas para o evento.
3. Finalidades do Seminário
a. Promover no contexto da ACDIA o intercâmbio de experiências, debates sobre os Estudos da Paz, da Defesa e da Segurança Internacional.
b. Estreitar laços de amizade, cooperação no seio da comunidade ibero-americana.
c. Contribuir para a criação de uma cultura de Segurança e Defesa comum entre os países ibero-americanos.
d. Fornecer subsídios para pesquisadores e especialistas da comunidade ibero-americana dedicados às áreas de Defesa e Segurança sobre o tema do conflito russo-ucraniano em curso e seus impactos sobre o espaço geopolítico da Ibero-América.
4. Objetivos do Seminário
a. Analisar e discutir as origens do conflito russo-ucraniano, seus fatores precipitantes.
b. Avaliar os impactos do conflito sobre a o espaço geopolítico ibero americano.
c. Expor as diferentes visões dos países membros da ACDIA e da OTAN sobre o conflito e suas consequências para a Ibero-América.
5. Colégios de Defesa participantes
As seguintes instituições contribuirão com conferencistas para este Seminário:
a. Brasil: Escola Superior de Guerra (ESG), Escola de Guerra Naval (EGN) e Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME);
b. Chile: Academia Nacional de Estudios Políticos y Estratégicos (ANEPE);
c. Colômbia: Escuela Superior de Guerra (ESDEG);
d. Espanha: Centro Superior de Estudios de la Defensa Nacional (CESEDEN),
e. Honduras: Colegio de Defensa Nacional (CDN);
f. Portugal: Instituto da Defesa Nacional (IDN); e
g. Instituição convidada: William J. Perry Center for Hemispheric Defense Studies da United States Defense University (WJPC).
6. Perfil dos participantes
O presente Seminário online é destinado aos cursos regulares dos membros da ACDIA e a acadêmicos, profissionais e técnicos de alto nível do Brasil e da comunidade ibero-americana (membros das forças armadas, das forças de segurança, assim como a civis de organizações públicas e privadas interessadas no tema do conflito russo-ucraniano).
7. Inscrições
a. A inscrição para o Seminário será de responsabilidade de cada Coordenação Nacional.
b. Até 04 de novembro de 2022 (sexta-feira), as Coordenações Nacionais deverão enviar à Secretaria Acadêmica do evento (ESG-Brasil / cee_eventos@esg.br) o quantitativo de inscritos em seu país, com a respectiva relação nominal e endereços eletrônicos.
c. A precitada relação nominal (quantidade e nome completo dos inscritos) servirá de base para a apuração dos participantes que farão jus ao Certificado de Participação no Seminário.
d. A Secretaria Acadêmica do evento (ESG-Brasil) fornecerá à Coordenações Nacionais uma ferramenta de informática para apoio ao processo de inscrição.
8. Desenvolvimento do Seminário
a. O Seminário se desenvolverá em 03 (três) sessões, nas seguintes datas: 08, 09, e 10 de novembro de 2022 (terça a quinta-feira).
b. Nos dias 31 de outubro (segunda-feira), 1º, 03 e 04 de novembro (terça, quinta e sexta-feira, respectivamente), a plataforma virtual estará disponível para testes de enlace e treinamento dos expositores.
c. No dia 07 de novembro de 2022 (segunda-feira), ocorrerá um teste de enlace e orientações gerais aos participantes do Seminário.
d. As jornadas terão 90 (noventa) minutos de duração – aproximadamente 45 (quarenta e cinco) minutos para exposições e o tempo restante para debates.
e. As atividades se realizarão no período de 11h às 12h30min (Horário de Brasília) – 14h às 15h30min GMT.
9. Metodologia, avaliação e disposições gerais.
a. O Seminário será desenvolvido de maneira sincrônica e virtual, por meio de plataforma de videoconferência disponível na ESG e com acesso compartilhado aos inscritos no evento.
b. As Coordenadores Nacionais deverão remeter à Secretaria Acadêmica do evento (ESG-Brasil / cee_eventos@esg.br) até o dia 28 de outubro de 2022 (sexta-feira) perguntas ou tópicos para discussão para cada jornada do evento – essas perguntas ou tópicos serão utilizados pelo Moderador de cada atividade na interação com os expositores por ocasião dos debates.
c. Os currículos dos palestrantes devem ser enviados à Secretaria Acadêmica do evento (ESG-Brasil / cee_eventos@esg.br) com pelo menos 3 (três) dias de antecedência.
d. As sessões apresentadas poderão ser veiculadas nos idiomas Português ou Espanhol, posto que haverá tradução simultânea para ambos os idiomas..
e. Entretanto, as formas de apresentação (MS Power Point e outras), se houver, devem constar em duas versões: uma em Português e outra em Espanhol.
f. Os Certificados de Participação do evento serão emitidos pela Secretaria Acadêmica do Seminário (ESG-Brasil) para os inscritos que tenham participado de pelo menos 80% das atividades programadas.
g. Os Certificados de Participação serão enviados aos Coordenadores Nacionais, ao final do Seminário, em formato digital e o verso do certificado incluirá a grade curricular do evento.
h. As pesquisas de avaliação pedagógica do Seminário serão emitidas pela ESG-Brasil antes do encerramento das atividades, sendo de responsabilidade dos Coordenadores Nacionais apresentarem um resumo dos dados obtidos nessas pesquisas em seu respectivo país.
10. Programação
11. Mídias
- Conferência 1 - vídeo
- Apresentação: Antecedentes Históricos da Guerra da Ucrânia - Prof. Dr. Sandro Teixeira Moita (ECEME)
- Apresentação: Conflito Rússia x Ucrânia: Uma análise Oceanopolítica - CMG RM1, Me. Leonardo Faria de Mattos (ESG)
- Conferência 2 - vídeo
- Apresentação: Guerra Rússia x Ucrânia Os impactos do conflito na América Central e Caribe - Prof. Graco Pérez (CDN/Honduras)
- Conferência 3 - vídeo
- Apresentação: Conflito da Ucrânia a partir da perspectiva da Espanha - Cel Ignacio Fuente Cobo (ESP | PORT)
- Apresentação: O Conflito da Ucrânia sob a perspectiva de integrante da ACDIA em país membro da OTAN - a visão portuguesa - Prof. Dr. Luís Romé (IDN- Portugal)