Notícias
Início do Curso de Estado-Maior Conjunto realizado na ESG
Apresentação Institucional do Comandante da ESG à turma do CEMC 2022
No dia 04 de abril, iniciou-se a fase presencial do Curso de Estado-Maior Conjunto (CEMC) na Escola Superior de Guerra (ESG). Na oportunidade, foi realizada a apresentação da turma CEMC 2022 ao Comandante da Escola, General de Divisão Adilson Carlos Katibe.
Após a apresentação dos Estagiários, o comandante os parabenizou e destacou o objetivo do curso em preparar Oficiais Superiores para o exercício de funções em Estado-Maior Conjunto e capacitá-los a participar do desempenho de atividades que envolvam o planejamento e emprego estratégico-operacional de forças militares em operações conjuntas, em coordenação com o Ministério da Defesa.
“A ESG tem como missão contribuir com a capacitação e formação dos Estagiários, buscando sempre atualizar a estrutura curricular e trazer assuntos relevantes, no contexto nacional e internacional, ao curso. O conhecimento em Operações Conjuntas é uma realidade atual e valorizada no mundo. O cumprimento dessa missão em nível de excelência é o que se espera pela ESG”, realçou o Comandante.
Apresentação Individual dos Estagiários do CEMC
Palavras do Comandante da ESG
Também estavam presentes na cerimônia, o Subcomandante da ESG, Contra-Almirante Cassiano Marques, o Diretor do Instituto de Doutrina de Operações Conjuntas, General de Brigada João Cesar Zambão da Silva, o Chefe do Departamento de Estudos, Brigadeiro do Ar Helio Severino da Silva Filho, além de outros integrantes do Corpo Permanente da ESG.
A turma do CEMC deste ano é composta por 19 Oficiais Superiores das três Forças Singulares. Ao longo de sua história, a ESG já diplomou 1.585 Estagiários do CEMC.
Fonte: ESG, por Ten Isabela Costa
Fotos: SD Santana Brito