Notícias
General Katibe assume o Subcomando da ESG
Em suas palavras o Comandante da Escola agradeceu o empenho do Contra-Almirante Cassiano Marques neste período em que acumulou a função de Subcomandante Interino e de Assistente Militar da Marinha, destacando sua firmeza e serenidade para conduzir as tarefas. Ao novo Subcomandante, o Brigadeiro Lourenço reafirmou o compromisso de trabalhar em prol do ensino e da imagem da ESG, “Trabalharemos juntos para consolidar as adequações necessárias para a implementação da estrutura pretendida para esta Escola, de forma que o prestígio e a excelência não sejam sequer
minimamente maculados”.
Pela manhã, o General Katibe foi recebido pelo Contra-Almirante Cassiano, que o conduziu ao auditório onde teve a oportunidade de falar ao efetivo. O General, além de agradecer a forma com que foi recebido pelo comando da ESG, destacou seu compromisso com a instituição e comentou sobre o delicado momento enfrentado pela sociedade, reforçando a necessidade do efetivo seguir os protocolos e ações para o enfrentamento da pandemia.
General de Divisão Katibe
Promovido ao atual posto em 25 novembro de 2019, incorporou-se às fileiras do exército em 23 de fevereiro de 1980, na escola preparatória de cadetes do exército e ingressou na academia militar das agulhas negras em 1983, tendo sido declarado aspirante a oficial da arma de artilharia em 06 de dezembro de 1986.
Além dos cursos de formação, de aperfeiçoamento, curso de altos estudos militares, do curso avançado na escola de inteligência do exército, possui especialização acadêmica em análise de processos pela escola nacional de administração pública.
No exterior, desempenhou a função de observador militar das nações unidas no timor leste e foi diretor da subsecretaria de serviços administrativos e conferências da junta interamericana de defesa (Washington-EUA). Como oficial-general, comandou a artilharia divisionária da 1º divisão de exército e guarnição de Niterói, foi responsável pela proteção das estruturas estratégicas nos jogos paraolímpicos rio 2016, e comandante da força-tarefa conjunta capixaba (2017).
Dentre as condecorações nacionais e estrangeiras com que foi agraciado, destacam-se as seguintes medalhas: ordem do mérito militar, grau comendador; ordem do mérito naval, grau oficial; militar de platina com passador de ouro; serviço amazônico com passador de bronze; das nações unidas por missão de paz no timor leste; medalha especial da junta interamericana de defesa. Também foi agraciado com comenda do estado do espírito santo e com diploma outorgado pela câmara municipal de Niterói.