Notícias
ESG realiza Cerimônia de Encerramento do CAEPE 2021
Na última semana, a Escola Superior de Guerra (ESG) realizou as Cerimônias de Diplomação e de Encerramento do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) 2021 – Turma “Superação Nacional”, composta por 81 estagiários, entre civis, militares e militares de Forças Auxiliares e de Nações Amigas.
Na quarta-feira 08/12, foi realizada a Diplomação da Turma, um evento presidido pelo Subcomandante da ESG, General de Divisão Adilson Carlos Katibe. Na oportunidade, além da entrega dos Diplomas, foi realizada a homenagem ao patrono da Turma, General Meira Mattos, em honra ao seu importante legado. A solenidade contou com a participação do senhor José Carlos de Meira Mattos, filho do homenageado.
Em nome dos estagiários de Nações Amigas, o agradecimento foi realizado pelo Coronel Björn Taube, do Exército da Alemanha. Em 2021, o CAEPE contou com quatro militares estrangeiros pertencentes aos seguintes países: Alemanha, Estados Unidos, Argentina e Senegal. Além disso, neste dia realizou-se o plantio de uma muda de árvore no jardim da ESG, marcando de forma perene a passagem da Turma Superação Nacional pela Escola.
No dia seguinte (09/12), a Cerimônia de Encerramento contou com a presença do General de Exército Jorge Armando Félix, ex-Ministro Chefe do GSI, acompanhado pelo Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, Ministro do Superior Tribunal Militar; do Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, Comandante de Operações Navais e ex-Comandante da ESG e do Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro Luis Roberto do Carmo Lourenço.
Na oportunidade compuseram a mesa de Honra o Comandante e o Subcomandante da Escola; o Diretor do Campus, Contra-Almirante Cassiano Marques e o Diretor do Curso, Brigadeiro do Ar Hélio Severino da Costa.
Logo após a abertura, a oradora da turma, Analista Ambiental Maria Teresa Maya Caldeira, comentou os desafios enfrentados pelo grupo bem como o êxito ao superar condições adversas e chegar até aquele momento. A estagiária também aproveitou para agradecer o apoio do Corpo Permanente da Escola. Em ato contínuo, o Brigadeiro Lourenço e o Coronel Wagner Soares Matheus, representante dos estagiários, descerraram a Placa da Turma. Em seguida, os concluintes foram chamados nominalmente e seus padrinhos e madrinhas realizaram a entrega do distintivo do curso.
Encerrando o evento, o Comandante, em seu discurso, destacou a potencialidade da Turma, que mostrou-se resiliente frente aos desafios propostos, e a contribuição destes ao compartilharem conhecimentos e experiências. “Foram vencidas incertezas, dúvidas e preocupações para que alcançássemos o porto de destino”, disse.
O Brigadeiro Lourenço ainda afirmou em suas palavras que a Escola Superior de Guerra, “Com um sentimento de dever cumprido”, devolveu as Forças Armadas, aos Governos Estaduais, às Instituições Públicas, as Polícias Militares e aos Oficiais de Nações Amigas, 81 profissionais mais bem preparados, com o pensar estratégico ampliado pelo profundo estudo das expressões Política, Econômica, Psicossocial, Militar, Científica e Tecnológica para trabalhar pelo bem comum.
Entre as autoridades civis e militares presentes, compareceram ao evento o Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira; o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, General de Exército João Camilo Pires de Campos; e o Vice-Governador do Estado de Minas Gerais, Paulo Eduardo Rocha Brant.