Notícias
ESG promove Seminário “Gestão de Recursos de Defesa” em Santa Catarina
A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou, no dia 7 de novembro, o Seminário “Gestão de Recursos de Defesa”, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento da Indústria de Defesa (CONDEFESA), na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).
O evento contou com a presença de 92 inscritos, em sua maioria empresários de Santa Catarina, além de participantes do Distrito Federal, do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. O presidente do CONDEFESA-SC, Cesar Olsen, presidiu o evento, que foi prestigiado pelo comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Fonseca Junior, a secretária adjunta de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Juliana Larenas, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, Coronel PM Pelozato, e o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, entre outras autoridades civis e militares.
O seminário teve como objetivo apresentar uma visão macro da Base Industrial de Defesa e Segurança, capacitando o público a identificar os desafios e as oportunidades presentes nesse mercado. De acordo com o diretor do Curso de Gestão de Recursos de Defesa da ESG, Capitão de Mar e Guerra Fortunato Lameiras, o mercado de indústrias de defesa possui características próprias que devem ser compreendidas pela sociedade, especialmente por empreendedores, investidores, gestores públicos e pesquisadores desse segmento da indústria nacional. “Trata-se de um mercado altamente específico e regulado, estreitamente ligado às compras governamentais e aos instrumentos oficiais de crédito. É influenciado por fatores geopolíticos e estratégicos que impactam tanto aquisições imediatas quanto estruturantes, realizadas fora das normas da OMC e OCDE, nas quais o uso intensivo de tecnologia, a dualidade e os longos ciclos de vida são elementos significativos”, ressaltou.
O assessor de Relações Institucionais da ESG, Contra-Almirante Gilberto Cezar Lourenço, destacou, em seu discurso de encerramento do evento, que o seminário inédito foi de grande importância para aproximar a indústria de base de defesa das necessidades e dos processos operacionais das Forças Armadas.
Durante o seminário foi assinada uma carta de intenções pela ESG e pela FIESC, visando à promoção de atividades relacionadas à indústria, nas suas vertentes da Segurança, Defesa, Econômica e Científico-Tecnológica, para a realização de seminários, cursos, pesquisas, capacitação, empreendedorismo, intercâmbio de técnicos/professores, com o propósito de estabelecer mecanismos de cooperação entre as partes, a fim de permitir a atuação conjunta na realização de estudos e trabalhos, bem como na divulgação dos resultados alcançados.