Notícias
ESG firma parcerias com a Faculdade Instituto Rio de Janeiro e com o Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial

A Escola Superior de Guerra (ESG) assinou nesta manhã (26) cartas de intenções com duas instituições: a Faculdade Instituto Rio de Janeiro (FIURJ) e a Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro (SEPM), por meio do Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial (CIEsPP).
A solenidade de assinatura das cartas foi realizada no gabinete do Comandante da ESG, Vice-Almirante Marcelo Menezes Cardoso, que firmou as parcerias com a FIURJ, representada por sua reitora, Carla Dolezel Trindade, e com a SEPM, com a presença do Tenente-Coronel da Polícia Militar Leandro Pereira Gonçalves, chefe do CIEsPP.
As cartas de intenções têm como objetivo formalizar o interesse das instituições em firmar Acordos de Cooperação Técnica (ACT), por meio dos quais serão propostas atividades como intercâmbio de docentes e discentes, simpósios, painéis, conferências, palestras, projetos de pesquisa, publicações, acesso remoto ou presencial ao acervo bibliográfico e às instalações físicas das instituições, laboratórios, educação a distância, dentre outras de interesse recíproco, a serem detalhadas nos respectivos Planos de Trabalho do ACT.
FIURJ - Fundada em 10 de dezembro de 2020, a Faculdade Instituto Rio de Janeiro é originária do Instituto Universitário Rio de Janeiro (IURJ), que atua há mais de 20 anos com educação superior, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação e pós-graduação stricto sensu. Apesar do pouco tempo de fundação, já detém a nota máxima no MEC (5) nas carreiras de graduação: Direito e Gestão Pública.
CIEsPP - Implantado em 2018, o Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial é o maior complexo de ensino e instrução operacional policial da América Latina, voltado para instrução especializada e pesquisa em ações policiais na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A unidade é administrativamente subordinada ao Comando de Operações Especiais, ligando-se técnica e academicamente à Diretoria-Geral de Ensino e Instrução.