Notícias
ESG COMEMORA SEU 74° ANIVERSÁRIO
Cerimônia Alusiva ao 74° Aniversário da ESG
No dia 20 de agosto, a Escola Superior de Guerra (ESG) completa 74 anos de criação, data do 122° aniversário do primeiro Comandante e Patrono da Escola, o Marechal Oswaldo Cordeiro de Farias. Em alusão a ocasião, nesta sexta-feira (18), foi realizada a Solenidade Militar que contou com a presença de autoridades do Ministério da Defesa, integrantes da ESG, convidados e demais autoridades civis e militares.
O Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro, presidiu a Cerimônia Militar alusiva à data especial. O ministro, acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e do Secretario Geral do Ministério da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa, foi recebido pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, acompanhado pelo Chefe de Educação e Cultura (CHEC) do EMCFA, General de Exército Francisco Carlos Machado Silva e do Comandante da ESG, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr.
Honras de Recepção ao Ministro da Defesa
Durante a cerimônia ocorreu a imposição da Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias, outorgada às personalidades e instituições que de forma notável contribuíram com a ESG. Este ano, foram condecoradas 121 personalidades e 03 instituições. Parte dos agraciados recebeu a medalha na ESG, no Rio de Janeiro, e outra parte receberá em solenidade realizada no Ministério da Defesa, em Brasília, no dia 14 de setembro.
Imposição
da Medalha pelo Ministro
ao Serviço de Seleção Pessoal da Marinha |
ao Centro de Psicologia Aplicada do Exército |
à Polícia Militar do Estado de São Paulo |
Imposição da Medalha pelos Paraninfos:
Comandante da FAB realiza imposição |
Chefe do EMCFA realiza imposição |
CHEC realiza imposição |
Comandante da ESG realiza imposição |
Subcomandante da ESG realiza imposição |
Vice-Chefe da Vice-Chefia de Educação e cultura realiza imposição |
Na oportunidade, o Comandante da ESG realizou a leitura da Ordem do Dia alusiva ao septuagésimo quarto aniversário da Escola. O Vice-Almirante Kerr percorreu a trajetória histórica da Instituição de Ensino, destacando personalidades, instrutores e professores que fizeram parte dela. Também apontou que desde sua criação, a escola já formou mais de dezenove mil “Esguianos”, nos diversos cursos oferecidos. ( Leia aqui a Ordem do Dia do Comandante ).
As palavras iniciais do Ministro da Defesa foram que “a educação é um dos principais fundamentos da democracia e dos direitos humanos. E nesse campo, as Forças Armadas brasileiras sempre estiveram na vanguarda, provendo ao País estabelecimentos de ensino tradicionais e de comprovada qualidade”. O Ministro falou sobre o sucesso da ESG como um relevante centro de Estudos e Pesquisas e realçou o importante papel da Chefia de Educação e Cultura e suas Escolas “ao despertarem e ampliarem a mentalidade de Defesa no seio da sociedade brasileira”.
Palavras do Ministro da Defesa |
|
Palavras do Comandante da ESG |
Também estiveram presentes na ocasião: O Diretor-Geral de Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Claudio Henrique Mello de Almeida; o Ex-Comandante da ESG, General de Exército R/1 José Benedito de Barros Moreira; o Diretor do Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica e Antigo Comandante da ESG, Tenente Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho; o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior; o Diretor de Educação Superior Militar do Exército, General de Divisão Josias Pedrotti da Rosa; o Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante (FN) Pedro Luiz Gueiros Taulois; o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho; O Comandante da Universidade da Força Aérea, Major-Brigadeiro Do Ar José Virgílio Guedes De Avellar; e o Chefe do Gabinete do Ministro de Defesa, Marcelo Pimentel e demais autoridades.
HISTÓRIA ESG
A Escola Superior de Guerra foi criada em 20 de agosto de 1949, sob a influência das experiências obtidas por um grupo de militares, capitaneados pelo Marechal César Obino, após o segundo conflito mundial e diante dos prenúncios de uma nova ordem, apontados pelo início da guerra fria. Esses militares, dentre eles o primeiro Comandante da Escola e Diretor de Estudos, o Marechal Oswaldo Cordeiro de Farias, acreditavam que o País poderia tornar-se uma grande potência, desde que houvesse vontade política e,sobretudo, gerasse um método de planejamento próprio. Ao longo dos 74 anos de existência, mais de dezenove mil Esg uianos foram diplomados, entre eles quatro Presidentes da República, Ministros de Estado e outras personalidades notáveis do cenário político brasileiro.
MEDALHA MÉRITO MARECHAL CORDEIRO DE FARIAS (MMMCF)
A Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias, criada a 20 de junho de 1983, por ato do Comandante da Escola Superior de Guerra, em homenagem ao insigne Marechal Osvaldo Cordeiro de Farias, primeiro Comandante da ESG, destina-se a preitear e distinguir os integrantes da Escola Superior de Guerra, seus ex-comandantes, as personalidades nacionais ou estrangeiras, de reconhecida competência e notável saber, pelos serviços de caráter relevante como tal reconhecidos e considerados na forma disciplinada por seu Regulamento, bem como corporações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, que se tenham tornado credoras da homenagem especial da Escola.
Fonte: ESG , por Ten Isabela Costa
Fotos: SD Santana Brito