Notícias
ESG comemora o Dia do Marinheiro e celebra final das atividades letivas em 2024
A Escola Superior de Guerra realizou, na última quarta-feira (11), uma cerimônia interna para celebrar o “Dia do Marinheiro”, data alusiva à memória do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha, nascido em 13 de dezembro de 1807.
A solenidade marcou a entrega das medalhas “Mérito Acanto” e “Mérito Tamandaré”, respectivamente, ao Primeiro-Tenente (AA) André Santos e ao Primeiro-Sargento (FN) De Souza, este também promovido na mesma ocasião. Foram promovidos, ainda, o suboficial (FN) Assis e os segundo-sargentos Macedo, Bruno e Rodrigo, em cerimônia aberta aos familiares e presidida pelo comandante da ESG, Vice-Almirante Marcelo Menezes Cardoso.
Na manhã seguinte, 12 de dezembro, a Escola realizou uma missa católica e um culto evangélico, marcando o encerramento das atividades letivas em 2024. As celebrações foram conduzidas por capelães militares e contaram com a participação de membros do corpo permanente e do corpo docente da ESG.
Após a missa, os integrantes se reuniram para uma "cantata de Natal", que contou com a participação do Coral Oficial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do Méier-RJ. O comandante da ESG aproveitou a oportunidade para agradecer o trabalho dos integrantes da Escola e destacou o simbolismo do período natalino como tempo de renovação. "Nada mais justo do que encerrarmos nosso ano agradecendo a Deus por tudo aquilo que Ele nos concedeu, permitindo-nos chegar ao dia de hoje e vivenciar essa bela homenagem", disse, elogiando a performance dos músicos convidados.