Notícias
Escola Superior de Guerra celebra 75 anos de dedicação ao ensino de alto nível no país
A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou nesta manhã (21) uma solenidade militar alusiva aos 75 anos de existência completados ontem, 20 de agosto. Presidida pelo ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, a cerimônia contou com a participação de autoridades civis e militares, nacionais e estrangeiras, membros do corpo permanente e do corpo docente da ESG, estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia e alunos da Escola Municipal Estácio de Sá, situada na Fortaleza de São João, na Urca, onde está sediada a ESG.
O ministro da Defesa parabenizou a ESG pelos 75 anos de história e destacou o instituto de altos estudos como um exemplo de sucesso. “A história da Escola Superior de Guerra nos faz refletir sobre o significado da educação. Sob a orientação da Chefia de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, a ESG vem se fortalecendo, amadurecendo e se consolidando como polo educador de excelência, contribuindo para a difusão da mentalidade de defesa junto à sociedade”, salientou.
A celebração foi marcada, ainda, pela imposição da medalha Marechal Cordeiro de Farias a personalidades e instituições que prestaram relevantes serviços ao instituto de altos estudos. Foram condecorados, pelo ministro de Estado da Defesa, o Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, a Diretoria de Administração da Aeronáutica, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, da Marinha do Brasil.
Durante a cerimônia, a honraria foi concedida a 41 personalidades, agraciadas pelo Chefe de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; pelo Chefe de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Francisco Carlos Machado Silva; pelo Chefe de Educação de Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Francisco Humberto Montenegro Junior; pelo comandante da ESG, Vice-Almirante Marcelo Menezes Cardoso; pelo subcomandante da ESG, Brigadeiro do Ar Ivan Lucas Karpischin; e pelo chefe do Departamento de Ensino da ESG, Brigadeiro R1 Helio Severino da Silva Filho.
O comandante da ESG destacou, em seu discurso, o “papel fundamental que a Escola vem desempenhando na formação de líderes e na elaboração de políticas e estratégias de Segurança, Defesa e para o desenvolvimento do país”. O Almirante Cardoso se mostrou otimista com o futuro da Escola e cumprimentou todos aqueles que fizeram e que fazem parte dessa história, salientando que, somente neste ano, a ESG diplomará mil civis e militares nos variados cursos de pós-graduação e extensão que oferece. “Consciente do legado construído pelos nossos antecessores, reconheço o compromisso e a dedicação de todos aqueles que, ao longo desses anos, contribuíram para que a ESG se tornasse referência no pensamento estratégico, geopolítico e na formação de líderes de alto nível. Que esta data seja um marco não apenas para a ESG, mas para todo o Brasil e que os próximos 75 anos sejam de ainda mais conquistas e realizações, sempre guiados pelos princípios que nos trouxeram até aqui”.
Fonte: ESG, por CT (T) Fernanda
Fotos: SG Carvalho/SD Santana/SD Ramalho